Página inicial > Taguatinga > Projeto de extensão ensina técnica Moulage Criativa

Projeto de extensão ensina técnica Moulage Criativa

Criado: Terça, 02 de Outubro de 2012, 10h15 | Publicado: Terça, 02 de Outubro de 2012, 10h15 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3118

O mercado do Distrito Federal acaba de receber 24 novos profissionais, capacitados em Moulage Criativa, graças ao Projeto de Extensão, coordenado pela professora do Campus Taguatinga do Instituto Federal de Brasília (IFB), Priscilla Bosquê. Segundo a professora, a ideia do projeto surgiu a partir da verificação da escassez de profissionais capacitados nessa área na capital federal.

Os estudantes aprenderam na prática os conceitos da criação da técnica Moulage Criativa. O curso foi destinado a profissionais que já tinham conhecimentos básicos de modelagem plana feminina e que estavam interessados em aprofundar seus estudos. As aulas foram divididas em teóricas, que foram ministradas em sala de aula, e práticas – nas quais os alunos puderam expressar toda sua criatividade de modelagem, criando blusas, saias e vestidos.

Para quem não conhece, Moulage é o desenvolvimento de moldes baseados na tridimensionalidade, em que o profissional utiliza um manequim na construção de modelagens. O curso, além de ensinar essa técnica, incentivou a utilização do processo criativo, de maneira que os estudante tivessem condições de analisar, produzir e propor peças inovadoras.

Além da criação das peças, a partir das atividades realizadas em sala, os estudantes também montaram um acervo de produtos de moda para a área do vestuário do campus e criaram um site com informações sobre o projeto.

Ficou curioso sobre o projeto, saiba mais. Acesse: www.moulagecriativa.wordpress.com.

Projeto

O projeto de extensão Moulage Criativa foi aprovado e financiado pelo edital PREX/IFB n.º 37/2011, publicado no primeiro semestre de 2011. Priscilla avalia de forma positiva o projeto.

“As atividades previstas para esse projeto já foram completadas e trouxeram resultados muito satisfatórios, tais como qualificação e capacitação do profissional de modelagem”, avalia.

O projeto teve duração total de 240 horas, sendo dividido em três etapas de 80h cada uma: organização e estruturação do projeto e curso; o período de aulas e montagem do acervo e divulgação do material.  As aulas do curso iniciaram-se em dezembro do ano passado. O curso foi concluído em agosto de 2012.