Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Taguatinga > Taguatinga completa 66 anos de história
Início do conteúdo da página

Taguatinga completa 66 anos de história

Criado: Quarta, 05 de Junho de 2024, 07h30 | Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2024, 07h30 | Última atualização em Quarta, 05 de Junho de 2024, 07h42 | Acessos: 281
imagem sem descrição.

Nesta quarta-feira, 5 de junho, uma das mais tradicionais cidades do Distrito Federal completa 66 anos de história. Mais antiga do que a própria capital, Taguatinga é uma das regiões mais vibrantes e dinâmicas de Brasília. Avenidas movimentadas e comércio aquecido são marcas dessa Região Administrativa que possui mais de 220 mil habitantes.

Inaugurada em 5 de junho de 1958, em terras do município de Luziânia-GO, a história da cidade começou muito tempo antes. Antes ocupada por povos indígenas, por volta de 1750, começou a surgir um pequeno povoado formado por tropeiros e bandeirantes em volta ao Córrego Cortado. Logo depois, foi instalada a Sede da Fazenda Taguatinga, que significa, na língua tupi, “Ta’wa”, barro e “Tinga”, branco, ou seja, Barro Branco, devido aos depósitos argilosos de cor branca da região.

Em 1964, recebeu a condição de Região Administrativa. Inicialmente, a cidade chamava-se "Vila Sarah Kubitscheck", mas, depois, seu nome foi alterado para "Santa Cruz de Taguatinga", passando a ser conhecida apenas como Taguatinga.

 

IFB em Taguatinga

Em seu primeiro ano de funcionamento, 2010, o Instituto Federal de Brasília já inicia suas atividades na Região Administrativa. De início, em um prédio alugado localizado no centro de Taguatinga, com a oferta de cursos de formação inicial e continuada (FIC) e um curso técnico subsequente.

Em agosto de 2011, houve um desmembramento e, durante algum tempo, Taguatinga passou a ser a única região administrativa do Distrito Federal a possuir duas unidades do IFB. As atividades do IFB Campus Taguatinga foram transferidas para a sede definitiva, na QNM 40, e uma outra unidade, IFB Campus Taguatinga Centro, continuou funcionando no coração da cidade até 2018, quando se transformou em IFB Campus Recanto das Emas.

Hoje, os cursos ofertados pelo Campus Taguatinga focam não apenas na formação profissional mas também na formação cidadã, tecnológica, empreendedora e inovadora dos discentes, que têm à disposição 10 cursos, entre técnicos e superiores: Técnico em Eletromecânica, Técnico em Suporte e Manutenção em Informática, Técnico em Vestuário, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Artesanato (Proeja), Bacharelado em Ciência da Computação, Licenciatura em Computação, Licenciatura em Física, Tecnologia em Automação Industrial e Tecnologia em Design de Moda.

Para saber mais sobre o IFB Campus Taguatinga, clique aqui.

Fim do conteúdo da página