Página inicial > Taguatinga > IFB Campus Taguatinga recebe representantes do governo da Alemanha para visita técnica

Criado: Sexta, 21 de Junho de 2024, 11h33 | Publicado: Sexta, 21 de Junho de 2024, 11h33 | Última atualização em Sexta, 21 de Junho de 2024, 14h40 | Acessos: 434
imagem sem descrição.

O IFB Campus Taguatinga recebeu representantes do governo da Alemanha para visita técnica no dia 18/6/2024, das 12h30min às 14h30, com o objetivo principal de promover o intercâmbio e a troca de experiências em educação profissional e tecnológica entre os dois países.

O grupo estrangeiro, formado pelo vice-ministro de Educação e Pesquisa do Governo da Alemanha, Jens Brandenburg, pelo assistente do vice-ministro do Governo da Alemanha, Jan Rogge, e pela conselheira para Assuntos Científicos da Embaixada da Alemanha em Brasília, Nina von Sartori-Montecroce, teve a oportunidade de conhecer a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica brasileira por meio das estruturas, cursos, práticas e ações inovadoras do IFB Campus Taguatinga, e discutir oportunidades de colaboração e cooperação entre as duas nações, visando promover o desenvolvimento conjunto da educação profissional.

O evento contou também com a participação do coordenador de Relações Bilaterais da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Educação, Vinicius Scofield, e presença de servidores do IFB e de alunos.

A visita consistiu de uma apresentação dos espaços, especialmente de laboratórios, com ênfase ao investimento dado ao ensino aplicado, com aprendizagem prática. A instituição trocou contatos com os membros da comitiva para continuidade nas conversas e aproximação do relacionamento.

A respeito da continuidade desse relacionamento bilateral e novas etapas como desdobramentos do evento, o professor Gabriel Negrão, diretor-geral do IFB Campus Taguatinga, comentou: "Ainda não houve um novo agendamento, mas a instituição se dedicou na sua apresentação e está bastante satisfeita com seu trabalho. O tour impressionou os visitantes, mantendo sua concentração por toda a apresentação, chamando sua atenção para os servidores e alunos, e despertando sua curiosidade sobre as demonstrações e outros aspectos de nosso instituto. Acreditamos que a visita foi relevante e que estabeleceu um grande potencial para continuidade de desenvolvimento de fato de algum tipo de parceria".

Para a professora Alessandra Kreutz, diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus, "A visita foi um momento muito importante para os nossos estudantes, que puderam apresentar, mesmo que brevemente, um pouco dos seus trabalhos e dos laboratórios em que atuam. Essa troca de experiências fora de sala de aula engrandece a formação dos alunos e os prepara para as oportunidades que virão" .

A conselheira para Assuntos Científicos da Embaixada da Alemanha, manifestando as impressões deixadas, comentou: "A delegação ficou muito admirada pela excelência dos trabalhos apresentados pelos professores e alunos, seja na área de moda, informática, biologia, física e eletromecânica. Para o vice-ministro foi uma experiência muito especial, foi um destaque em sua visita ao Brasil. A combinação de ensino médio, ensino técnico e ensino superior é um conceito inovador que assim não se conhece na Alemanha.  É um ótimo exemplo de como a educação pode ser organizada ao longo de diferentes etapas de formação e em diferentes idades e fases de vida. Contem conosco para continuar o intercâmbio!", concluiu.

Veja mais fotos da visita aqui.

Fotos: Mariana Silva Nunes.