Página inicial > Taguatinga > Desafio "Sou de Algodão" destaca talento de alunos do IFB Campus Taguatinga

Desafio "Sou de Algodão" destaca talento de alunos do IFB Campus Taguatinga

Criado: Sexta, 05 de Julho de 2024, 17h40 | Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2024, 17h40 | Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2024, 13h02 | Acessos: 335

Os alunos do IFB Campus Taguatinga estão em alta. De dez vagas, cinco dos nossos alunos foram escolhidos para a semifinal do "Desafio Sou de Algodão" representando a região centro-oeste. O objetivo desse concurso é fomentar a moda sustentável e encorajar os designers de moda emergentes a projetar coleções que usem o algodão como matéria-prima.

A caminhada dos semifinalistas

Esses jovens criadores começaram sua jornada desenvolvendo um conceito e projetando uma coleção com 6 trabalhos originais, que destacaram a criatividade e a inovação bem como a preocupação com a sustentabilidade. O algodão deveria ser utilizado em, pelo menos, 70% da composição de cada look desenvolvido. Além disso, um look deveria ser projetado 100% em jeans e/ou denim.

A seleção envolveu três etapas distintas. A primeira será a seleção dos semifinalistas, realizada por uma comissão organizadora. Foram escolhidos até 15 trabalhos de cada região brasileira. O IFB teve 5 classificados para a semifinal. Os cinco alunos do IFB Campus Taguatinga impressionaram os jurados com suas propostas únicas, cada uma das quais apresentava uma perspectiva de uso do algodão na moda contemporânea e responsável.

Na segunda fase, os selecionados, semifinalistas, foram avaliados por uma comissão de jurados regionais e/ou nacionais do mercado de moda. Nessa etapa, as roupas foram enviadas para São Paulo para avaliação. Ao final, foram nomeados dois candidatos de cada região, totalizando 10 finalistas. O IFB teve uma aluna entre as duas finalistas do centro-oeste

A terceira e final etapa será um desfile presencial a ser realizado na 55ª edição do evento Casa de Criadores, em novembro de 2024.

Trabalho em Equipe

Durante todo desafio, os participantes tiveram suporte e orientação dos docentes Camila Rodrigues, Francisco Nunes, Priscila Bosque, Rafaela Asmar e Suzana Guerra. Além disso, alguns deles participaram de um projeto em conjunto IFB x SENAI x SINDVESTE para execução das peças idealizadas.

O Grande desafio

Júlia chegou à semifinal. Destacou-se ainda mais e foi escolhida como finalista para fazer as outras peças da sua coleção. Em novembro, na Casa de Criadores em São Paulo, essa coleção completa será apresentada em um dos eventos mais aguardados do ano. Este evento é uma plataforma renomada que apresenta e honra novos talentos da moda no país.

A previsão e a preparação

A preparação para a final inicia-se agora. A aluna finalista terá apoio das docentes do curso de design de moda para garantir que cada peça de sua coleção seja impecável e expresse seu compromisso com a moda sustentável e sua visão artística. Ela está ansiosa para mostrar seu trabalho na Casa de Criadores, um sonho para qualquer aspirante a designer de moda.

Uma vitória para o campus de Taguatinga

O curso de design de moda do IFB Campus Taguatinga, que apoia e incentiva o desenvolvimento de seus alunos, está muito orgulhoso com essa conquista. A participação e o sucesso no "Desafio Sou de Algodão" demonstram a capacidade, dedicação e potencial dos alunos do campus.

“Estamos muito orgulhosos da caminhada de todos os participantes. Vocês levaram o nosso nome longe e com muita beleza. Brilhem todos."

Veja imagens dos looks.

Confira as coleções de moda criadas pelos estudantes clicando aqui