IFB Campus Taguatinga marca presença no 19º Colóquio de Moda e recebe dois prêmios
De 17 a 20 de setembro, o IFB Campus Taguatinga esteve presente no 19º Colóquio de Moda em São Paulo, o maior congresso acadêmico da área no Brasil, com a participação de três docentes e três discentes. O evento, que reuniu especialistas e estudantes de diversas instituições, foi uma oportunidade valiosa para a troca de conhecimentos e experiências.
Os alunos Lucas Sertifa, Jesus Cutrim e Maria Luiza representaram o campus, todos apoiados pelo Programa de Desenvolvimento Técnico e Científico (PADTC), evidenciando o papel do IFB com a formação acadêmica e profissional de seus estudantes.
Jesus Cutrim apresentou a iniciação científica intitulada "Você Vê O Que Eu Vejo? O Elemento Fogo Sob A Vestimenta", explorando o uso do fogo para além do estético do elemento e analisando suas implicações expressivas e simbólicas na compreensão do impacto do fogo na percepção visual interpretativa e têxtil.
A professora Suzana Curi trouxe uma reflexão importante com "A Roupa Dos Meus Ancestrais: Ancestralidade Na Formação De Estudantes De Moda", destacando como a história e a cultura influenciam o processo educativo.
O professor Francisco Nunes também deixou sua marca ao apresentar "Shantay You Stay: A Moda Em RuPaul’s Drag Race como Vetor De Migração Da Cultura Drag De Underground Para Mainstream", analisando a influência da moda popularização da cultura drag contemporânea.
Já a professora Priscila Bosquê contribuiu com "O Download Da Modelagem: Um Relato Sobre O Ensino Remoto Da Modelagem", refletindo sobre os desafios e inovações trazidos pela educação remota.
Por fim, os três professores, em conjunto, apresentaram o artigo: "Modelaria: Metodologia Para O Ensino De Engineered Print", discutindo novas abordagens para o ensino de modelagem e estamparia.
Trabalhos premiados
Dos 552 trabalhos aprovados para o Colóquio, cada grupo de trabalho reconheceu aqueles que tiveram contribuição significativa ao campo da moda em cada subárea.
Para orgulho do Instituto Federal de Brasília, o IFB Campus Taguatinga recebeu duas premiações:
O artigo do aluno Jesus Cutrim foi premiado como o melhor trabalho de iniciação científica do GT 14: A Dimensão Estética da Moda: aparência, arte e sensibilidade.
O artigo do professor *Francisco Nunes foi premiado como o melhor no GT 20: Moda e Cultura Pop.
A participação ativa de todos os docentes e discentes não apenas enriqueceu o evento, mas também reforçou a importância da colaboração no desenvolvimento do curso de Moda, consolidando o IFB Campus Taguatinga como um centro de formação de novos profissionais, com destaque nacional.
O intercâmbio de ideias e a pesquisa acadêmica são fundamentais para a evolução do conhecimento na área, e a presença marcante e premiada dos representantes do IFB no Colóquio demonstra o seu relevante papel institucional na educação de moda.
Redes Sociais