Página inicial > Taguatinga > Semana Integrada do IFB Campus Taguatinga 2024

Semana Integrada do IFB Campus Taguatinga 2024

Criado: Segunda, 30 de Setembro de 2024, 15h34 | Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2024, 15h34 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2024, 15h43 | Acessos: 111

A Semana Integrada do IFB Campus Taguatinga, ocorrida de 23 a 27 de setembro, contou com diversas atividades de ciência, tecnologia, cultura, arte e educação. O evento propiciou aos estudantes e comunidade externa a participação em diversas atividades e o conhecimento das diferentes áreas de atuação do campus

Na Cerimônia de Abertura, do dia 23 de setembro, a reitora Veruska Machado destacou a importância do evento, que traz a integração como elemento principal. Os participantes puderam desfrutar de arte e cultura com apresentação musical de teclado da estudante Luma Bergmann, do curso de Computação, e da apresentação da peça “Ninguém e todo mundo” do Grupo de Ação Teatral (GAT) do Campus Taguatinga, uma adaptação da peça “Auto da Lusitânia” de Gil Vicente.

Além disso, durante a semana, ocorreram apresentações musicais dos estudantes do Ensino Médio Integrado em Eletromecânica, Matheus Levi e Nathanael, a apresentação do Coral Vozes do Tempo, projeto de extensão do IFB Campus Ceilândia, e, ainda, uma apresentação de Judô do Sensei Charles, que desenvolve um projeto de extensão dentro do campus Taguatinga.

Dentre as atividades desenvolvidas, estudantes, servidores e comunidade externa puderam desfrutar de diversas oficinas voltadas para a área de tecnologia, como oficinas de corte a laser, impressão 3D, eletricidade básica e construção de carrinho com arduino. Além disso, três eventos satélites foram destaque dentro da Semana Integrada: a V Jornada de Física, a I Jornada Fashion e a V Semana da Computação. Cada um desses eventos propiciou aos participantes um aprofundamento em temas de cada área e contou com a participação de palestrantes externos, proporcionando a apresentação de trabalhos e oficinas pelos próprios estudantes do campus.

A Semana Integrada tratou também de temas transversais como a inclusão, através de atividades ofertadas pelo NAPNE, educação ambiental, empreendedorismo, ginástica laboral, oficina de técnica de estudos e de meditação e controle do estresse. Na quarta-feira, dia 25, o Clube de Astronomia de Brasília propiciou aos participantes a visualização do céu noturno através de telescópios, como atividade integrante da V Jornada de Física. Na quinta-feira, dia 26, houve apresentação de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão através da exposição de pôsteres e, no dia 27, a Semana Integrada encerrou com a IX Maratona de Programação conduzida pelo professor Daniel Saad.

A Diretora de Ensino do campus Taguatinga, Alessandra, destaca que “além da participação como ouvintes nas atividades da Semana Integrada, os estudantes do Campus puderam ter a experiência de serem agentes ativos na organização do evento, atuando como proponentes de atividades ou ainda, como monitores voluntários, papel este que foi fundamental para que a logística do evento funcionasse, com diversas atividades acontecendo simultaneamente em todos os espaços do campus: laboratórios, salas de aula, auditórios e anfiteatros”.

A todos que puderam participar do evento, pedimos que contribuam com o Formulário de Avaliação para que as futuras edições da Semana Integrada sejam ainda melhores.

Visita guiada para estudantes do GDF é destaque dentro da Semana Integrada

Dentre as ações da Semana Integrada, o IFB Campus Taguatinga abriu as portas para receber estudantes do GDF. Neste ano, estudantes do nono ano do Ensino Fundamental da escola CEF 14 de Taguatinga realizaram uma visita guiada pelos laboratórios e espaços do Campus para conhecer os cursos ofertados e sua estrutura física. Toda a visita foi conduzida por estudantes monitores voluntários, professores e técnicos que realizaram a apresentação dos laboratórios e mini oficinas para os estudantes.

A estudante Mariana Nunes, do Ensino Médio Integrado em Eletromecânica, teve a oportunidade de participar como ouvinte e monitora do evento e relata que “poder estar com os meus colegas, incentivando novos alunos a ingressarem na instituição foi, sem dúvidas, a experiência mais memorável do evento. Além das lindas oficinas que pude participar, o desejo é que o evento seja anual e possa contemplar cada vez mais estudantes”.

Já a professora da escola CEF 14 de Taguatinga, Savana de Aguiar, destaca que “a experiência de conhecer de perto as instalações, os laboratórios e o funcionamento do ensino médio do Instituto foi simplesmente transformadora para todos nós. A possibilidade de interagir com os estudantes do ensino médio e com os professores foi inspiradora, despertando em muitos deles (estudantes) o desejo de dar continuidade aos seus estudos na instituição”.