Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Taguatinga > Estudantes realizam Oficinas de Robótica Educacional e Revitalização Tecnológica em Escola de Ceilândia
Início do conteúdo da página

Estudantes realizam Oficinas de Robótica Educacional e Revitalização Tecnológica em Escola de Ceilândia

Criado: Sexta, 06 de Dezembro de 2024, 11h08 | Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2024, 11h08 | Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2024, 11h36 | Acessos: 205
imagem sem descrição.

Nos dias 25/11 e 2/12, os estudantes da Licenciatura em Computação do IFB Campus Taguatinga realizaram duas oficinas de Ensino de computação através de Robótica Educacional com estudantes do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Classe 25 na Ceilândia. A oficina foi proposta na disciplina de práticas de ensino 2, ministrada pelos professores: Thiago Amorim e Fernanda Martins.

Antes da realização das oficinas, o laboratório de informática da escola recebeu uma revitalização completa. Os estudantes da licenciatura se mobilizaram para reorganizar e reconfigurar o espaço, promovendo reparos nos computadores, instalação de sistemas operacionais, atualização de softwares e melhoria da infraestrutura. Essa transformação garantiu um ambiente acolhedor para o aprendizado tecnológico.

Com o laboratório renovado, os alunos do ensino fundamental realizaram as oficinas de robótica utilizando o microcontrolador Arduino, tanto na montagem dos circuitos eletrônicos como na programação do microcontrolador, promovendo uma introdução à computação. As atividades desenvolvidas envolveram a criação de um semáforo automatizado e um carrinho programado para seguir instruções definidas. Na atividade para criação do semáforo automatizado, os alunos montaram um sistema que simula o funcionamento real de um semáforo, aprendendo a controlar LEDs e a programar ciclos temporizados de luzes. Na atividade para criação do carrinho programado, os estudantes trabalharam com motores e comandos básicos fazendo os carrinhos se movimentarem em diferentes direções, explorando conceitos como velocidade e trajetórias. Através dos projetos e atividades desenvolvidas nas oficinas envolvendo a robótica educacional, foi possível trabalhar as habilidades de computação presentes na BNCC (Complemento Computação), baseados em seus eixos para o ensino de computação, como: pensamento computacional, mundo digital e cultura digital. Também foram trabalhados conceitos de lógica de programação como sequências, laços de repetição e funções.

A combinação da revitalização do laboratório com a execução das oficinas possibilitou a transformação do ambiente escolar. Os alunos do ensino fundamental, muitos em contato pela primeira vez com a programação e a robótica, puderam aprender conceitos básicos de lógica de programação, como estruturas de controle, variáveis e tempo de execução, enquanto também se divertiam aplicando o conhecimento na montagem e programação dos dispositivos.

A experiência despertou nos alunos do ensino fundamental entusiasmo, curiosidade e interesse pela programação e pela área de tecnologia. Para os licenciandos tiveram a oportunidade de colocar em prática estratégias de ensino que possibilitam um aprendizado mais dinâmico e contextualizado, destacando a importância de aliar teoria e prática no processo de formação docente.

"Agradeço muito por ter escolhido nossa escola, e saiba que estamos de portas abertas para recebê-los novamente! Agradeço também por dar vida novamente para a nossa sala de informática, que estava sem uso! O trabalho de vocês foi incrível! As crianças amaram!", coordenadora Érica da escola Classe 24 de Ceilância.

 Ana Lúcia, professora dos estudantes que realizam as oficinas, agradeceu a parceria nos dois dias de oficina e a oportunidade de aprendizado. Disse ainda que as crianças amaram e elogiou o ensino dos licenciandos que em formação transmitiram as informações de forma profissional e carinhosa para as crianças, segundo ela.

 

Fim do conteúdo da página