Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Taguatinga > Acadêmicos apresentam pôsteres interdisciplinares na II Semana Integrada do IFB Campus Taguatinga
Início do conteúdo da página

Acadêmicos apresentam pôsteres interdisciplinares na II Semana Integrada do IFB Campus Taguatinga

Criado: Quinta, 10 de Julho de 2025, 09h20 | Publicado: Quinta, 10 de Julho de 2025, 09h20 | Última atualização em Quinta, 10 de Julho de 2025, 09h20 | Acessos: 80
imagem sem descrição.

Nessa quarta-feira, 9 de julho de 2025, foi realizada a exposição de pôsteres acadêmicos durante a II Semana Integrada do Instituto Federal de Brasília – Campus Taguatinga (IFB/CTAG), que ocorreu de 7 a 9 de julho. O evento, aberto à comunidade interna e externa, tem como objetivo fomentar a troca de saberes por meio de palestras, oficinas e apresentações científicas, com o propósito de fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

A exposição aconteceu no Hall do Auditório, das 17h às 19h, e contou com a participação de estudantes de diferentes áreas do conhecimento, que apresentaram suas produções acadêmicas em formato de pôster. Entre os trabalhos expostos, destacam-se produções de alunos dos cursos de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica e Licenciatura em Física.

A estudante Daniela Vasconcelos, do curso de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica, apresentou dois trabalhos voltados à área da educação:

"LUDOIF: Espaço de acolhimento e permanência dos estudantes", com objetivo de analisar o papel do LudoIF.

"Pesquisa sobre o ensino médio: Resgate Histórico", este em coautoria com Tenylle Norberto, que traz uma análise reflexiva sobre a trajetória da educação básica no Brasil.

Já a estudante Tenylle Norberto, também da Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica, apresentou dois trabalhos na área da saúde:

"Maternidade e educação técnica em enfermagem: Desafios e potencialidades para a permanência de alunas-mães na formação profissional", que aborda as dificuldades enfrentadas por mulheres mães no processo formativo técnico.

"Interdisciplinaridade entre Enfermagem e Farmácia: Integração para a Segurança do Paciente e a Qualidade da Assistência em Saúde", desenvolvido em coautoria com Alexandre Severino da Silva, propondo reflexões sobre práticas colaborativas e interprofissionais na área da saúde.

O estudante Rafael Fagundes Tonha de Oliveira, do curso de Licenciatura em Física, apresentou o trabalho "A ludicidade como ferramenta de ensino: Desenvolvimento e aplicação de jogo de tabuleiro no ensino de modelos atômicos", produzido em parceria com Jonathan Fernando Teixeira e Rodrigo Maia Dias Ledo. O pôster propõe o uso de jogos como estratégia pedagógica para facilitar a compreensão de conteúdos complexos da Física e da Química no ensino médio.

A II Semana Integrada do IFB/CTAG reafirma-se como um espaço relevante para a socialização do conhecimento científico e o fortalecimento do protagonismo estudantil, incentivando os estudantes a articularem teoria e prática em experiências educativas transformadoras.

Fim do conteúdo da página