Página inicial > Taguatinga > Campus Taguatinga ouve comunidade para escolher novos cursos no Eixo Informação e Comunicação

Criado: Sexta, 15 de Fevereiro de 2013, 16h10 | Publicado: Sexta, 15 de Fevereiro de 2013, 16h10 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2591

Nesta quinta-feira, 14 de fevereiro, a coordenação e professores do Eixo Informação e Comunicação do Campus Taguatinga do Instituto Federal de Brasília (IFB) reuniram-se com estudantes e representantes da comunidade para iniciar o processo de decisão dos novos cursos para a Área de Informática da unidade.

As audiências, que aconteceram em dois horários diferentes – a primeira às 14h30 e a segunda às 19h30 – tiveram como objetivo apresentar propostas de criação de dois novos cursos: Técnico em Telecomunicações e  Bacharelado em Ciências da Computação. Após o debate, todos os presentes receberam um questionário, por meio do qual tiveram a oportunidade de aprovar ou sugerir novas opções de cursos.
Segundo a coordenação da Área de Informática, os cursos sugeridos, além de possuírem uma  carência de profissionais, fazem parte das áreas que mais crescem no mundo, principalmente por conta do avanço das novas tecnologias e das telecomunicações. A coordenação também informou aos presentes que para esses cursos seria possível aproveitar, quase que totalmente, a infraestrutura, laboratórios e os professores já existentes no campus.

Morador de Taguatinga, o militar Reginaldo Carvalho de Sousa participou da audiência e pôde contribuir com o debate. “Tenho filhos e sobrinhos que estão terminando o ensino fundamental; então é importante participar da construção do sistema, pois acredito que eles serão futuros alunos do instituto”, espera Reginaldo. “É necessário que a comunidade tome conhecimento do Instituto, para que a própria comunidade e o sistema do IFB possam se desenvolver”, finaliza o militar.

Além de moradores da Região Administrativa, a audiência pública também recebeu estudantes do campus, como é o caso do Charles Almeida, aluno do curso de Suporte e Manutenção e  Presidente do Grêmio Correnteza. Segundo ele, a participação em audiências é importante para construir uma instituição cada vez melhor. “Para mim, esse momento é uma oportunidade de interação da comunidade com os alunos que também queiram conhecer um pouco mais o IFB. Nós estamos tendo a oportunidade de ver a instituição crescer e de aprender sobre a questão democrática”, analisa o estudante.

Nos próximos dias serão divulgados os resultados dos questionários recebidos nas audiências e serão marcados novos momentos para amadurecimento das propostas e novos debates sobre as opções dos cursos. Após a finalização das audiências, os Planos de Cursos serão elaborados e encaminhados para aprovação do Conselho Superior. A intenção é que o curso superior seja iniciado ainda neste ano, e o novo curso técnico no ano de 2014.