Página inicial > Taguatinga > Governador e comunidade local participam do descerramento da placa da inauguração do Campus Taguatinga

Criado: Segunda, 25 de Fevereiro de 2013, 10h23 | Publicado: Segunda, 25 de Fevereiro de 2013, 10h23 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3794

O reitor do Instituto Federal de Brasília, Wilson Conciani, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, outras autoridades do governo e representantes da comunidade participaram nessa sexta-feira (22) do descerramento da placa de inauguração do Campus Taguatinga, localizado na QNM 40, área especial nº 1. Na ocasião, Conciani ressaltou a importância da parceria entre o IFB e o GDF, que doou o terreno para a construção do campus e promoveu melhorias na região em  transporte público, ruas e segurança para que a comunidade acadêmica tivesse acesso ao local.

“A nossa parceria com o GDF vai além da questão da infraestrutura”, ressaltou o reitor Wilson Conciani. “Antes de instalarmos um novo campus e de definirmos os cursos, vamos ao GDF para sabermos quais as necessidades socioeconômicas da região”, explicou. “Mais difícil do que construir o prédio é desenvolver projetos educacionais alinhados às demandas da população, oferecendo uma educação de qualidade. E isso nós estamos fazendo”, pontuou.

O governador Agnelo Queiroz enalteceu a parceria do GDF com o IFB, que está permitindo a oferta de cursos profissionalizantes totalmente gratuitos. "Nossa capital não poderia ficar fora de um esforço nacional que o país está fazendo para ampliar o acesso dos nossos jovens à formação técnica e continuada, fundamental para a capacitação dos recursos humanos que as nossas cidades necessitam", destacou.

Ele disse que até o final do seu governo pretende entregar outras quatro escolas profissionalizantes sob a responsabilidade do GDF. Atualmente, o Distrito Federal tem, além das dez unidades do IFB, outras cinco instituições voltadas exclusivamente para cursos técnicos.

Cursos

O Campus Taguatinga, localizado em uma área de 5 mil m2, oferece cursos técnicos subsequentes em Eletromecânica, Suporte e Manutenção em Informática e Vestuário. Atualmente, também estão sendo oferecidos os cursos profissionalizantes de Formação Inicial e Continuada (FIC), de Aprendiz de Mecânica de Manutenção, Assistente em Produtos de Moda, Montador de Equipamentos Eletrônicos, Norma de Segurança para Eletricidade (NR-10), Formação Básica de Tradutores / Intérprete de Libras, Educador Social e Rede de Computadores e Segurança. Hoje estudam na instituição 1.094 alunos, mas esse número deve ser ampliado com o término da construção de novas salas de aula.

O diretor do campus Taguatinga, Élcio Paim, enfatizou que a instituição tem uma preocupação constante com a inclusão social e com a qualidade dos cursos. “O laboratório de Mecânica, que inauguramos oficialmente hoje, tem equipamentos de última geração, o que demonstra o nosso compromisso em sempre oferecer o melhor”, ressaltou.

Falando em nome dos alunos, a estudante do curso Técnico em Vestuário Vilma Cunha cobrou do governador a doação de um terreno onde funcionariam incubadoras de negócios, que seriam formadas por alunos do IFB. “Convoco o governo para que aceite esse desafio”, afirmou.

Também participaram da inauguração os secretários de Governo, Gustavo Ponce; de Educação, Denilson Bento da Costa; o presidente da Câmara Legislativa do DF, Wasny de Roure; os deputados distritais Agaciel Maia, Arlete Sampaio e Érica Kokay, administradores regionais, diretores e professores de outros campi do IFB, além da comunidade acadêmica local e  presidentes de associações de moradores.