Página inicial > Taguatinga > Encontro é promovido por alunas do Curso Técnico em Vestuário

Encontro é promovido por alunas do Curso Técnico em Vestuário

Criado: Sexta, 26 de Abril de 2013, 19h02 | Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2013, 19h02 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2423

Mais uma vez, a união de mulheres que tecem um mesmo objetivo – alavancar o setor da produção do vestuário e artesanato no Distrito Federal – mostrou-se presente nesta quinta-feira, 25 de abril, às 10h30, na Reitoria do Instituto Federal de Brasília.

O encontro foi agendado pela  primeira cooperativa das alunas do Curso Técnico em Vestuário do IFB, Campus Taguatinga, juntamente com  a subsecretária de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Estado da Mulher/GDF, Sandra di Croce Patrício, o pró-reitor de Extensão, Gianno Copetti, o diretor do Campus Taguatinga, Élcio Antônio Paim, o coordenador-geral de Ensino, Marco Antônio Vezzani, e a coordenadora de Vestuário e Estágio, Camila Rodrigues da Fonseca.

O encontro proporcionou às estudantes o prazer de escutar e entender um pouco mais sobre a emancipação das mulheres por meio da confecção do vestuário e ainda da prática adquirida do fazer,  privilégio do perfil dessas alunas, e mais, da mobilização de um grupo que trilha seus primeiros passos por intermédio dessa cooperativa. Esse grupo demandou para a subsecretária, Sandra Patrício, um local para distribuição dos produtos que serão produzidos a médio prazo pela cooperativa e sugeriu, como proposta inicial, um box na Torre de TV. Em contrapartida, houve o convite – proposta a curto prazo – de as alunas exporem seus produtos em uma rodada de negócios, em junho, na Ceilândia.

Segundo os coordenadores de projetos e diretores, a união do ensino, pesquisa e extensão é responsável pela consolidação do projeto da educação profissional. Eles concordam que é  nesse caminho, ao costurar  um projeto de extensão multicampi entre Taguatinga e Gama, que as práticas de cooperativismo e empreendedorismo podem ser solidificadas para atender ao segmento que ainda se mostra tímido no DF. Com a chegada da COPA, a comercialização de produtos artesanais tende a se organizar e alavancar, tendo em vista o papel identitário que representam nas bagagens dos turistas que passarem pela Capital Federal.

Ainda segundo eles, o comprometimento das futuras técnicas do curso de Vestuário e das alunas do curso FIC em Assistente em Produtos de Moda é admirável.