Página inicial > Taguatinga > Estudantes se preparam para sucesso de cooperativa

Estudantes se preparam para sucesso de cooperativa

Criado: Sexta, 28 de Junho de 2013, 18h14 | Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2013, 18h14 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1916

Planejamento. Para os grandes nomes da administração, esse é o principal segredo do sucesso de qualquer negócio e é justamente nessa fase que a Cooperativa Arte e Costura - formada por 50 estudantes e ex-estudantes dos cursos da área de moda do Campus Taguatinga do Instituto Federal de Brasília (IFB) – está focando suas energias nesse momento.

Na manhã desta sexta-feira, 28 de junho, elas se reuniram para a participarem de mais duas palestras oferecidas pelo Banco de Brasília (BRB): uma sobre Administração do Tempo e outra sobre o Programa de Educação Fiscal do Distrito Federal.

“O BRB é o parceiro financeiro desse projeto, então, antes que a gente tome qualquer medida no sentido de pegar empréstimos, fazer alguma linha de crédito, eles estão dando essas palestras de educação financeira para que saibamos administrar o dinheiro e possamos gerir os recursos com eficiência e qualidade”, afirma Vilma Pereira Cunha, estudante e uma das integrantes da Cooperativa.

Essa é o segundo dia de palestras orientativas. Na última sexta-feira, 21, ocorreu o primeiro encontro. Agora, as empreendedoras terão três aulas presenciais de três horas cada uma, sobre temas que envolvem o planejamento financeiro do negócio.

Planejamento

A Cooperativa Arte e Costura é a primeira cooperativa com iniciativa de estudantes do IFB e vai atuar na área de produção – costura e finalização – além de prestar serviços de orientação em empresas já estabelecidas.

Vilma conta que, nesse momento, além da ajuda dos professores do Campus Taguatinga, a cooperativa está contando com o auxílio dos professores do curso de Cooperativismo do Campus Gama, David Cavalcante e Sérgio Mariani.

“Uma vez por semana, eles vem nos instruir de questões como o funcionamento de uma cooperativa, como as pessoas devem proceder para que tenham um bom relacionamento entre os cooperados, como funciona toda divisão de recursos, de fundos, de restos financeiros que serão divididos entre os cooperados, etc”, explica.

A cooperativa está na fase de criação do Plano de Negócios e do Estatuto Social e finalizando esses dois documentos, o próximo passo será a regularização da sociedade.