Página inicial > Taguatinga > Campus Taguatinga realiza I Seminário de Extensão

Campus Taguatinga realiza I Seminário de Extensão

Criado: Quinta, 12 de Fevereiro de 2015, 13h15 | Publicado: Quinta, 12 de Fevereiro de 2015, 13h15 | Última atualização em Quinta, 12 de Fevereiro de 2015, 14h42 | Acessos: 1945

O Campus Taguatinga realiza o I Seminário de Extensão, nos dias 19 e 20 de fevereiro, com o tema "Educação e Tecnologia na Inclusão de Pessoas Cegas". O evento é aberto à todos os públicos (docentes, técnicos e discentes), especialmente dos cursos de Educador Social, do curso de ciências da computação(ABI) bacharelado e licenciatura, os ligados à Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV) e equipes do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) e Coordenação de Apoio e Assistência Estudantil (CDAE).

Ao final do encontro, será emitido certificado de participação. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição.

Inscrições:

- Por e-mail (até segunda, dia 16/02): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando nome completo e telefone para contato;

- Por telefone: 2103-2217, com Naiara, até as 16 horas de sexta-feira, dia 13/02.

19 de fevereiro de 2015 – Quinta-feira

08:30 – Abertura Hino Nacional em Libras.

09:30 – Conferência de Abertura: A inclusão no contexto da educação brasileira: um processo contínuo de buscas e desafios – Profª. Patrícia Tuxi - Psicopedagoga. Mestre em Educação. Profª do PPGL -UnB.

10:30 – Debate

11:00 – Não há barreiras na comunicação: relato de experiências no ensino de LIBRAS para pessoas com deficiência visual – Prof. Falk Moreira – Professor de Libras- Câmpus Taguatinga/IFB

12:00 - Intervalo (ressaltamos que o Câmpus Taguatinga não possui ainda serviço de alimentação. No entanto, será colocado transporte à disposição para o deslocamento até um restaurante próximo e que funciona no sistema de comida por peso.)

14:00 – O ensino de Matemática para alunos com deficiência visual – Prof. Yeda Moraes – Msc em Educação Matemática – Profª do CEEDV/SEEDF.

15:00 – A educação profissional para pessoas com deficiência. Loni Manica. Doutora em Educação no tema da Inclusão na Educação Profissional.

16:00 – Relato de Experiência: possibilidades das pessoas com deficiência visual em instituições de ensino técnicas e tecnológicas - Fernanda Martins – Técnica em Eventos – Ex -aluna do IFB.

16:30 – Lançamento de Livro. MANICA, Loni; CALIMAN, Geraldo (Org.). Educação Profissional para Pessoas com Deficiência, 2015.

20 de fevereiro de 2015 - Sexta-feira

08:30 – Relato de Experiências: A inclusão do aluno com deficiência visual no Câmpus Riacho Fundo – NAPNE do Câmpus Riacho Fundo.

09:30 – Características e possibilidades da tecnologia 3D. Prof. Marcelino Monteiro de Andrade. Doutor em Engenharia Elétrica. Professor da UnB na área de Engª Eletrônica e Biomédica.

12:00 – Intervalo

14:00 – Audiodescrição: uma ferramenta de acessibilidade cultural e educacional – Patrícia Andréa Osandón Albarrán. Jornalista, Mestre em Ciências Políticas, Doutoranda no PPG Desenvolvimento Humano e Saúde - UnB.

15:30 – ABDV - Associação Brasiliense de Deficientes Visuais e suas ações na promoção dos direitos das pessoas com deficiência visual. Palestrantes: Klaus de Lacerda Braga e Flavio Luis da Silva.

Promoção:

- Núcleo de Pesquisa em Inovação, Tecnologia e Educação – IFB – CTag