Página inicial > Taguatinga > I SCOMP é considerado um sucesso pelos organizadores do evento

I SCOMP é considerado um sucesso pelos organizadores do evento

Criado: Segunda, 11 de Mai de 2015, 19h03 | Publicado: Segunda, 11 de Mai de 2015, 19h03 | Última atualização em Segunda, 11 de Mai de 2015, 19h03 | Acessos: 1962
O Campus Taguatinga concluiu na última sexta-feira, 8 de maio, a sua “I Semana da Computação – SCOMP 2015”. O evento, que a partir dessa edição será realizado anualmente, pretende reunir estudantes, docentes e a comunidade em geral em torno de atividades científicas e culturais. Quem participou das atividades do SCOMP 2015 pode conferir palestras sobre Vídeo 3D, Mercado de Trabalho e Estágio, Acessibilidade, Formação Docente em Computação, Arduíno e suas Aplicações, entre outros assuntos abordados durante o seminário.

Além dos alunos do Campus Taguatinga, estiveram presentes também no evento os estudantes do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio do Campus Brasília. O SCOMP também recebeu alunos da UnB, de cursos ligados à temática, que na oportunidade já se disponibilizaram para uma parceria na próxima edição do evento.

Com o intuito de abordar a “responsabilidade social, tecnologia e sustentabilidade”, o evento foi marcado também pelo plantio de árvores nativas do Cerrado no Campus. As mudas foram uma doação do Campus Planaltina.

Os professores organizadores do evento pretendem expandir aos poucos. Afirmam que realizar esse tipo de atividade é uma estratégia para integrar os alunos ao Campus e ajuda a combater a evasão acadêmica. “A Semana cumpriu totalmente a expectativa. Primeiro de integrar os alunos, depois, de mostrar os problemas que estão lá fora para que eles pudessem entender além daquilo que a gente vê na teoria”, disse o professor Márcio Augusto de Deus.

De acordo o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão (DREP) e professor do campus, Fabiano Cavalcanti, o evento foi um sucesso e é reflexo do benefício que os cursos superiores trazem ao Instituto. “Nós abrimos o Bacharelado em Ciência da Computação e Licenciatura em Computação e, por causa desses alunos, nós fizemos a Semana da Computação. Nós fizemos várias palestras interessantes, os alunos dos cursos técnicos assistiram e isso já elevou o nível. Os alunos se beneficiam com isso. É um sucesso o que a gente teve aqui”, disse Fabiano.

Para o aluno Jefferson Lucas, a SCOMP ajuda a compartilhar com a comunidade conceitos e o que há de novo sobre computação e tecnologia. “O nosso Campus é muito voltado para a área de tecnologia e computação e a Semana da Computação vem muito por causa disso, para mostrar para o IFB e a comunidade daqui um pouco sobre computação”, concluiu Jefferson.

Entre os palestrantes, estiveram no SCOMP 2015 representantes da Universidade Federal de Brasília (UnB); Ministério da Educação (MEC); Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).