Página inicial > Brasília > Licenciatura em Dança prepara para mercado "em carência"

Licenciatura em Dança prepara para mercado "em carência"

Criado: Terça, 15 de Fevereiro de 2011, 15h23 | Publicado: Terça, 15 de Fevereiro de 2011, 15h20 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 5345

Trabalhar em escolas de dança, clubes, fundações, empresas, espaços públicos, desenvolver performance e análise de dança. Essas são algumas das atividades que um profissional licenciado em Dança pode desenvolver no mercado de trabalho. O IFB - Campus Brasília - oferece a graduação de Licenciatura em Dança desde agosto de 2010. São ofertadas  40 vagas por semestre. Segundo o coordenador do curso, Diego Pizarro, o IFB é o único Instituto Federal que oferece essa licenciatura.

Aula prática de DançaCom duração de quatro anos, a grade curricular é dividida em aulas teóricas e práticas, dentre as quais:  Fundamentos da Dança,  Fundamentos da Música , Leitura e Produção de Texto,  Anatomia Aplicada à Dança, Fundamentos da Educação, Práticas Corporais e Práticas Integradoras. Na avaliação de Pizarro, estas e outras matérias  são requisitos básicos para se preparar um gresso com boas chances de colocação no mercado.

Os alunos formados no IFB podem atuar no ensino, na produção artística e também, na construção de pesquisas e estudos em dança.

Mercado de Trabalho
Segundo Pizzaro, não existem profissionais licenciados em dança em quantidade na região de atuação do IFB. “O nosso objetivo é prover profissionais para atuarem prioritariamente na área do ensino básico. Queremos que a secretaria de educação do Distrito Federal faça concurso para estes professores licenciados em dança também”, explica  o coordenador.

Professora de dança há 25 anos - mas sem formação superior na área - Patrícia Lamara demonstra  empolgação ao falar do curso. Segundo ela, mesmo com toda a experiência na área, o curso de Licenciatura em Dança está acrescentando novos conhecimentos. “Já trabalho há muito tempo com a dança, já fiz vários cursos, mas nunca me senti completa. Agora, com o curso ficarei mais segura”, diz a estudante.

Para a diretora da escola classe 50 de Taguatinga Norte, Silvana Amorim, um profissional licenciado Apresentação do Curso de Licenciatura em Dançaem dança é essencial no ensino. “Seria ótimo termos um professor de dança na nossa escola. Aqui, um professor trabalha com todas as disciplinas, educação física, artes, dança. Precisamos de pessoas capacitadas nessas áreas específicas”,  defende a diretora. A média salarial de um professor distrital é de R$ 3.700 com carga horária de 40h semanais.

Para a diretora do Campus Brasília do IFB, Ana Carolina Dantas Mendes, existe um mercado em potencial a espera desses profissionais. Ela cita que, só na rede pública de ensino, são 600 escolas no DF, que estão sem professores da área de dança. “Há uma carência histórica. Esses postos de trabalho vem sendo ocupados por profissionais de outras áreas”, ressalta a Ana Carolina.

Veja matéria sobre outros cursos:

Curso Técnico em Agropecuária apresenta mercado emergente

Curso Técnico em Agroindústria pode ser garantia de emprego