Página inicial > Brasília > Visitas técnicas encerram projeto sobre Patrimônio Cultural

Visitas técnicas encerram projeto sobre Patrimônio Cultural

Criado: Sexta, 24 de Mai de 2019, 18h18 | Publicado: Sexta, 24 de Mai de 2019, 18h18 | Última atualização em Segunda, 27 de Mai de 2019, 11h03 | Acessos: 846

Discentes da área de Gestão e Negócios do Instituto Federal de Brasília – IFB/Campus Brasília organizaram um projeto para tratar do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, os estudantes realizaram, no dia 16 de maio, duas palestras para tratar do assunto. Você pode conferir como foi o evento, clicando aqui.

Durante os dias 21, 22 e 23 de maio, os alunos participaram de visitas técnicas ao Museu Vivo da Memória Candanga (MVMC) para conhecer um pouco da história do que foi o primeiro hospital de Brasília. O acervo do Museu é composto pelas edificações históricas, peças, objetos e fotos da época da construção da nova capital, além de contar com oficinas para a transmissão dos saberes e fazeres que dão testemunho das diferentes manifestações artísticas regionais presentes em Brasília.

Nos mesmos dias, visitaram também, o Memorial JK que conta em detalhes a história do presidente da república Juscelino Kubitschek. O memorial tem, como acervo, quadros, medalhas, roupas da época e muitos outros objetos que podem ser vistos de perto. Um dos destaques da biblioteca é a coleção original de Shakespeare (1802), doada pela Rainha Elizabeth II. Além disso, os visitantes puderam conferir de perto a câmara mortuária, onde se encontram os restos mortais de JK.

A estudante do curso Técnico em Serviços Públicos Lailma Alves relata: Achei as visitas bastante esclarecedoras, ricas em conhecimento e, principalmente, em aprendizado. Cada museu, com suas particularidades, soube desenvolver e explicar o assunto. O projeto foi importante para o enriquecimento cultural e pessoal: mostrou as origens da minha cidade e um pouco da trajetória dos primeiros candangos. Agradeço a criação do projeto. Eram locais que eu tinha curiosidade de conhecer, mas não busquei. E o IFB pôde me proporcionar essas visitas.

O projeto foi custeado pelo Programa de Incentivo à Cultura, Esporte e Lazer discente – Pincel do Campus Brasília.