Página inicial > Brasília > Curso de Vinhos do Brasil realiza aula inaugural

Curso de Vinhos do Brasil realiza aula inaugural

Criado: Segunda, 27 de Junho de 2022, 07h59 | Publicado: Segunda, 27 de Junho de 2022, 07h59 | Última atualização em Segunda, 27 de Junho de 2022, 09h46 | Acessos: 389

Na noite do dia 21 de julho, aconteceu, no IFB Campus Brasília, a aula inaugural do curso de Formação Inicial de Vinhos do Brasil. O evento contou com a presença dos estudantes selecionados, servidores do campus, convidados externos, além da diretora-geral da unidade, Patrícia Lima, e da pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Giovanna Tedesco, representando a reitora do IFB, Luciana Massukado.

O evento foi iniciado com uma contextualização do professor Rafael Lavrador a respeito do curso, o qual faz parte de um projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), envolvendo a criação do 1º Laboratório de Enoturismo Brasileiro. “Existe um nicho muito importante, e nós estamos, como instituição de ensino, capazes de contribuir com essa proposta”, explicou Rafael Lavrador.

Em sua fala, a professora Patrícia Lima, diretora-geral, deu boas-vindas aos estudantes e destacou que o curso “poderá ser a primeira de outras oportunidades de ensino na instituição”. Aproveitando o momento, ela lembrou que também se encontram abertas, até o dia 05 de julho, as inscrições para os cursos de Qualificação Profissional em Auxiliar Administrativo (EJA) e Serviços Administrativo - Recepcionista (EJA).

Em seu momento de fala, a professora Giovanna Tedesco, pró-reitora de Pesquisa e Inovação, enfatizou a importância da atividade: “esse curso mostra o que, na gestão da professora Luciana, temos tentado aprofundar, que é a união da pesquisa, ensino e extensão”, destacou, mencionando a articulação realizada pela Reitoria com a finalidade de alcançar a recomposição orçamentária.

O evento contou ainda com uma apresentação da bibliotecária Juliana Detoni, que falou sobre o acervo físico e digital da instituição, explicando o funcionamento da Biblioteca e a possibilidade de realização de empréstimos pelos estudantes do curso FIC.

A aula inaugural prosseguiu com uma palestra do professor Dr. Fernando Protas, que é pesquisador da Embrapa Uva e Vinho. O professor falou sobre a evolução do vinho brasileiro, fazendo um percurso geográfico e histórico a respeito das principais regiões produtoras e ressaltando as ações realizadas no Distrito Federal, bem como o potencial dessa