Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Destaques > Reitoria Gab. > Pró-Reitorias > Mais de 9 mil se inscreveram nos processos seletivos do IFB para 2011/1
Início do conteúdo da página

Mais de 9 mil se inscreveram nos processos seletivos do IFB para 2011/1

Criado: Quinta, 04 de Agosto de 2011, 12h58 | Publicado: Quinta, 04 de Agosto de 2011, 12h58 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 4337

Somados o processo seletivo de novembro – que regulou a entrada nos cursos superiores de Licenciatura em Dança e Agroecologia e também o Técnico Integrado em Agropecuária -, o processo seletivo de janeiro – para os cursos técnicos subsequentes -, e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o IFB recebeu mais de 9 mil inscrições de estudantes em busca de qualificação.

Todos os inscritos disputaram uma vaga para o primeiro semestre de 2011. A seleção de alunos do IFB é realizada pela Coordenação de Processo de Ingresso, apoiada pela Comissão de Processo Seletivo.

A coordenadora das seleções é a analista de sistemas Waldene Watanabe. Na terceira edição do Diálogos ela detalha as informações do sistema de seleção de estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Portal IFB – Waldene, se compararmos os processos seletivos anteriores com os realizados para 2011, é possível afirmar que houve aumento no interesse da comunidade pelo IFB?
Waldene Watanabe - Sim, com certeza. No caso dos técnicos subsequentes ofertamos agora 13 cursos, 16 turmas, totalizando 610 vagas. No Sisu foram mais de 1500 inscritos. Tivemos mais de nove mil inscrições se considerarmos todos os meios de seleção para cursos técnicos e superiores para este primeiro semestre de 2011.

No processo anterior, apesar de termos oferecido seis cursos e sete turmas, o total foi de 280 vagas. Tivemos pouco mais de dois mil inscritos. Para os cursos superiores e o técnico integrado, ofertamos três cursos e tivemos 630 inscritos, um número também maior que o processo anterior. Então tivemos sim um grande interesse da comunidade.

Portal IFB – Qual foi o curso mais procurado, o de maior concorrência?
Waldene- Os técnicos em informática. Eles foram os mais procurados, tanto noturno, quanto matutino. Logo após vêm os técnicos em edificações. Todos os dois subsequentes.

Portal IFB – Qual o motivo dessa demanda?
Waldene - A gente acredita que o mercado de trabalho tem oferecido mais chances de empregabilidade nessas áreas. E há, também, uma falta de mão de obra qualificada, as pessoas têm procurado se especializar.

Portal IFB – O que levou o Instituto a usar os sistemas de sorteio na seleção? Isso é definitivo?
Waldene – Como único meio de ingresso não é definitivo. A opção pelo sorteio foi para permitir o acesso irrestrito da comunidade. Essa é a forma mais democrática encontrada. A decisão de se usar o sorteio foi coletiva, tomada a partir de discussões no Colégio de Dirigentes que conta com a representação de toda a comunidade do IFB, através dos diretores gerais, pró-reitores, Diretorias Sistêmicas e Assessorias.

Portal IFB – Neste ano o IFB disponibilizou 10 vagas no Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia a serem preenchidas por meio do Enem. Esse número tende a aumentar?
Waldene - Sim , provavelmente. Esse é um estudo feito junto ao Ministério da Educação (MEC) e a cada processo de seleção nós vamos trabalhando junto a eles para tentar aumentar o número de acesso dos estudantes de escolas públicas.

Portal IFB – O IFB tem ou terá algum tipo de cota ou reserva de vaga?
Waldene – Sim, já existe.  É previsto em nossos editais a reserva de vagas aos alunos de escola pública , moradores de zona rural e, ainda, os produtores ou filhos de produtores rurais.

Cada reserva é voltada para um curso específico, por exemplo: para o Curso Técnico Integrado em Agropecuária, do total de 80 vagas, 40 são reservadas para os moradores de zona rural. Estamos procedendo a normatização dessas reservas.

Portal IFB – Como funciona o sistema de seleção dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)?
Waldene - Da mesma forma que o técnico subsequente desse último processo seletivo. A seleção é feita por sorteio.

Portal IFB – Como está nosso sistema de seleção atualmente e quais as expectativas de mais avanços?
Waldene - Apesar de termos uma equipe pequena, o processo seletivo tem tido grandes resultados, visto que temos novos cursos a cada semestre, mesmo ainda sendo um Instituto “novo”. Temos ainda o projeto de novos e, para atender esse crescimento, precisamos melhorar o nosso processo de seleção e aumentar o nosso quadro de servidores.

Portal IFB – Quando será o próximo processo seletivo?
Waldene - Já estamos trabalhando para a execução do próximo processo e temos previsão de abertura de inscrições no final de março.

O IFB disponibiliza em seu site todas as informações sobre os cursos e processos seletivos, assim como editais e e-mails para melhor esclarecimento com os coordenadores dos cursos.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página