Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Volta às aulas no IFB, como começar o segundo semestre em dia

Volta às aulas no IFB, como começar o segundo semestre em dia

Criado: Terça, 30 de Julho de 2019, 07h28 | Publicado: Terça, 30 de Julho de 2019, 07h28 | Última atualização em Terça, 30 de Julho de 2019, 07h28 | Acessos: 3625

O recesso do meio do ano é um valioso momento de descanso para os estudantes. Apesar disso, é importante estar atento ao momento de volta às aulas. Assim, o intervalo entre o primeiro e o segundo semestre também deve ser o momento de fazer um balanço do que vai bem e do que vai mal na escola ou curso, para então “arrumar a casa” e começar a segunda metade do ano com tudo em ordem.

Fique atento ao calendário acadêmico do seu campus no site do Instituto Federal de Brasília (IFB) e confira a data de retorno do seu curso. Antes do início do segundo semestre, é bom conferir, avaliar e organizar os detalhes na sua vida acadêmica. Algumas atividades poderão garantir um período letivo mais tranquilo e com bons resultados. Confira aqui algumas dicas e procure sempre a ajuda das equipes do IFB de atendimento ao aluno, caso seja necessário.

Calendário Acadêmico — A primeira dica é conferir o calendário acadêmico do seu campus na aba disponível no site do IFB e verificar as datas mais importantes. É bom destacar as semanas de provas, as atividades que envolvam eventos e também as ações de extensão.

Relação com os Professores — Aqui vai uma importante sugestão: confie e seja parceiro do seu professor na construção do seu conhecimento ao longo do semestre. A equipe de docente do IFB está sempre aberta para o diálogo e preza muito a missão do Instituto de levar educação de qualidade a todos os que estão conosco.

Equipe de Registro Acadêmico —  Esta turma tem um papel muito importante na trajetória acadêmica do aluno, desde o seu ingresso em um dos cursos do IFB até a sua conclusão e entrega de certificado ou diploma. Nesse local, podem ser feitas as seguintes solicitações: transferências, declaração de matrícula, diplomas, histórico escolar, reabertura de matrícula e trancamento de matrícula.

Assistência Estudantil — Além de ser gratuito, o IFB oferece àqueles estudantes que necessitam uma série de programas de assistência, que tem o objetivo de criar condições que visem à permanência e ao sucesso do aluno em sua jornada escolar. A Política de Assistência Estudantil, entre outras ações, concede auxílios financeiros aos estudantes que apresentam vulnerabilidade socioeconômica. Para ser contemplado, o estudante deve ficar atento. Em todo semestre é realizada uma nova seleção em seu campus, por meio de editais que divulgam os prazos e os requisitos necessários para a participação.

Biblioteca — Para se cadastrar no Sistema de Bibliotecas do IFB, basta apresentar a documentação necessária. Para alunos de graduação, comparecer na biblioteca do seu curso levando um documento de identificação (RG, CNH ou carteira de estudante) e comprovante de matrícula atualizado. Para alunos de pós-graduação, comparecer na biblioteca do seu curso levando um documento de identificação (RG, CNH ou carteira de estudante). O cadastro é atualizado a cada dois anos.

Estágios — No IFB, os estágios podem ser obrigatórios ou não obrigatórios, conforme estabelecido no Plano de Curso. O estágio obrigatório atende ao cumprimento obrigatório de carga horária estipulada pelo Plano de Curso, sendo um componente curricular essencial para a obtenção do certificado/diploma. Há também o estágio não obrigatório realizado a partir da opção do estudante, não estando condicionado à obtenção do certificado/diploma.

Além das duas modalidades de estágio, há alternativas que equivalem ao estágio obrigatório. Caso o estudante já trabalhe em sua área de formação acadêmica, pode ser solicitada a dispensa por reconhecimento de prática profissional como estágio, mediante requerimento específico e deferimento. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato com a Coordenação de estágio do seu campus.

Canais de Comunicação — Hoje, no Instituto Federal de Brasília, a equipe de Comunicação do IFB investe em canais dirigidos ao estudante. Além do site institucional, acompanhe  informações de seu interesse no Boletim Semanal do Estudante.  O informativo, que está em sua 17ª edição, com acesso pelo Portal do Estudante, quer facilitar o seu dia a dia no campus. São informações sobre os serviços acadêmicos, novidades no IFB e oportunidades para estágios.

Também foi lançada no início do ano a campanha #SouIFB nas redes sociais, que hoje incluem o @IFBrasilia – Facebook; @IFBRASILIA – Instagram; IFBNotícias – Twitter e; TVIFB - no YouTube.  A ideia da campanha é movimentar os campi com seus registros nas redes sociais. Então, você pode nos marcar em suas fotos, que elas certamente serão compartilhadas nas redes oficiais do Instituto. É isso mesmo! Valem imagens ou registros de atividades nos campi e selfies divertidas dos amigos. Por isso, fica a dica: faça uma foto bem legal com sua turma e publique com a seguinte hashtag:   #SouIFB

Outra iniciativa importante é a sua participação na pesquisa de comunicação, disponível aquiAs informações serão fundamentais para melhorarmos essa relação entre o estudante e a vida acadêmica no IFB. Participe. É o momento de melhorarmos juntos nossa Comunicação!

Fonte: Adaptações site WPensar
registrado em: