Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Especial Dia do Estudante 11/08

Especial Dia do Estudante 11/08

Criado: Terça, 13 de Agosto de 2019, 08h55 | Publicado: Terça, 13 de Agosto de 2019, 08h55 | Última atualização em Terça, 13 de Agosto de 2019, 08h56 | Acessos: 2460

Mais um Dia do Estudante no Instituto Federal de Brasília (IFB). A ocasião homenageia pessoas de qualquer idade que se dedicam aos estudos e celebra a possibilidade de poder estudar. Este especial traz um pouco dos desafios que hoje todos os estudantes vivenciam e dá dicas práticas para que a experiência seja sempre positiva nos dez campi do IFB.

CONVIVÊNCIA

Há uma cultura de boas relações entre os estudantes, professores e servidores do IFB, extremamente positiva, retratada diariamente nas atividades acadêmicas, nas visitas técnicas e nas rotinas comuns a todos. Aspectos que valorizam esses momentos são a amizade, o respeito, o ambiente de bem-estar, o reconhecimento de saber e a troca de experiências.

Toda essa energia é compartilhada em  nossas redes sociais. Confira a galeria imagens.

ENTRETENIMENTO

Todas as Unidades do IFB oferecem o Programa de Incentivo a Cultura, Esporte e Lazer Discente (Pincel), que fomenta o protagonismo juvenil, além de atividades esportivas e culturais, como as mostras artísticas e de qualificação que acontecem no ConectaIF. Os JIFs, Jogos dos Institutos Federais, também  representam essas dinâmicas no IFB e na Rede.

Confira imagens da primeira etapa dos Jogos 2019 aqui.

SAÚDE EMOCIONAL

Neste momento, uma demanda crescente surge entre os estudantes: as habilidades emocionais na formação do cidadão. Há muito tempo a educação é focada em competências cognitivas. São ensinadas disciplinas como Matemática, Ciência, História, Geografia, e as preocupações com a saúde mental do estudante deixadas em segundo plano. Então, fique atento aos seus sentimentos, emoções e dúvidas, principalmente nesta fase escolar. Se as coisas não andarem bem ou você precisar de qualquer apoio, procure a Coordenação de Assistência Estudantil do campus, em que há profissionais, pedagogos e psicólogos no IFB preparados para atender a essas demandas como a outras decorrentes de limitações físicas também. No Instituto, a psicologia, aliada ao conhecimento e à educação, é uma prova de amor, escuta e empatia aos estudantes.

OPORTUNIDADE PROFISSIONAL

Vale para estudantes de ensino médio e superior do IFB a experiência profissional vivenciada em programas de trainee, de estágio, aprendizagem e especialização. Confira os Boletins de Estágio semanais divulgados, além de programas como o Práticas Integrativas (Pipa).

Curiosidade*

No dia 11 de agosto, é comemorado no Brasil o Dia do Estudante. Essa comemoração, que acontece desde o ano de 1927, teve como ponto de partida algo que ocorreu cem anos antes, isto é, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por esse motivo, no dia 11 de agosto também se comemora o Dia do Advogado no Brasil.

*Com informações dos sites Metrópoles e Brasil Escola

registrado em: