Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Como aproveitar as oportunidades oferecidas pelo IFB

Como aproveitar as oportunidades oferecidas pelo IFB

Criado: Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 16h50 | Publicado: Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 16h50 | Última atualização em Segunda, 10 de Fevereiro de 2020, 11h15 | Acessos: 3021

Passei no IFB, e agora? Essa e outras perguntas podem aparecer na mente quando se consegue passar para a tão sonhada vaga de curso técnico ou superior.

O Instituto Federal de Brasília – IFB é uma instituição de Educação, Ciência e Tecnologia, que traz oportunidades de capacitações gratuitas. Tem 10 campi: Brasília, Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga.

Com dez anos, o IFB vem contribuindo para o mundo do trabalho com a inclusão de alunos. Quem estuda no Instituto Federal tem vários benefícios. Confira alguns:

Passe estudantil – Por ser uma instituição pública e parceira do Governo do Distrito Federal (GDF), os estudantes têm direito ao passe livre. Consulte o registro acadêmico do seu campus. Ah, e aproveite para pegar sua carteirinha estudantil, que lhe dá direito a meia entrada em cinemas, teatros e shows.

Estágio – Como todos os cursos do IFB são profissionalizantes (dão uma profissão), você tem mais facilidade para conseguir um estágio. Alguns cursos têm também estágios obrigatórios. Toda semana a Pró-Reitoria de Extensão lança um boletim com dicas atualizadas.

Jovem Aprendiz – O IFB tem Acordos de Cooperação Técnica com empresas e organizações sem fins lucrativos para que estudantes jovens regularmente matriculados na instituição sejam contratados na condição de aprendizes.

Assistência Estudantil – O IFB oferece àqueles estudantes que necessitam programas de assistência que têm como objetivo criar condições que visem à permanência e ao sucesso do estudante em sua trajetória escolar. Você tem a superar algum desafio que o atrapalhe estudar? Todos os campi do IFB têm uma coordenação de Assistência Estudantil que pode ajudá-lo nessa jornada.

Pesquisa – A pesquisa no IFB é em busca da inovação, e juntas visam à formação científica e tecnológica em todos os níveis e modalidades de ensino. São incentivadas ações para a produção de conhecimento científico, produção tecnológica e empreendedorismo cujas soluções atendam à demanda de problemas reais, locais e regionais de forma a contribuir com o desenvolvimento sustentável do Distrito Federal e entorno.

Extensão – Já a Extensão é quando o estudante, com a orientação de professores e técnicos, atua em prol da comunidade externa, seja através de oficinas, mostra de artes ou eventos temáticos.

Eventos – O IFB realiza e participa de eventos locais e nacionais. Um dos principais é o ConectaIF, que une todos os campi em um com a oferta de oficinas, palestras, mostra de artes, exposições científicas e muito mais.

Para quem gosta de esportes, os campi também se reúnem nos Jogos do IFB (JIFB) em competições de várias modalidades, e os vencedores participam dos Jogos Nacionais com o Brasil inteiro.

Entre as atividades nacionais, todos os anos os estudantes do IFB integram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT e Campus Party, por exemplo. Neste ano, a expectativa é que o IFB também participe das festividades alusivas ao aniversário de 60 anos de Brasília.

Estrutura – Todos os campi do IFB trazem uma arquitetura de salas de aula, auditórios, bibliotecas e ginásios poliesportivos. Sua Biblioteca oferece espaço adequado para estudos e excelente acervo de livros. Faça seu cadastro e aproveite.

As quadras esportivas são bem estruturadas, sendo, assim, sede de campeonatos com participação em campeonatos como o JIFs.

Para o primeiro dia de aula, a equipe de comunicação chama você para usar a hashtag #SouIFB em suas redes sociais e também para seguir e acompanhar as boas notícias para você, seja pelo Face, Insta ou Youtube.

registrado em: