Sou estudante e quero pesquisar

Publicado: Terça, 02 de Julho de 2013, 09h32 | Acessos: 5501

Se você tem vontade de iniciar uma pesquisa ou aprender como se realiza uma, o primeiro passo é procurar um professor que desenvolva algum projeto na sua área de interesse.

Para conhecer os projetos em andamento consulte a seção "Projetos de pesquisa"

Existem duas modalidades de estudante pesquisador

1) Com bolsa de pesquisa:

1.1) Provenientes de quotas de bolsa distribuídas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Atualmente o IFB possui quotas para:

-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Ensino Médio – PIBIC EM (para estudantes de cursos técnicos);

-Programa  Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC (para estudantes de graduação);

-Programa  Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas – PIBIC-Af (para estudantes de graduação que tenham ingressado no IFB por meio de alguma Ação Afirmativa);

-Programa  Institucional de Bolsas de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e à Inovação – PIBITI (para estudantes de graduação);

1.2) recursos proveniente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), por meio do Programa Jovens Talentos para a Ciência.

Em ambas modalidades as bolsas são pagas diretamente pelo CNPq e pela Capes na conta corrente do bolsista.

2) Voluntário: quando o estudante nao pode (por ter vínculo empregatício ou bolsa de outra natureza inacumulável) ou nao tenha interesse em receber bolsa.

A seleção do bolsista ocorre por meio da indicação do orientador. Por isso, buesque informações sobre os projetos de pesquisa de seu interesse em desenvolvimento no seu Campus. Procure descobrir o que seus professores estão pesquisando e demostre o seu interesse em participar daquele projeto.

Informações sobre os editais dos programas de bolsas podem ser obtidas na opção "editais de apoio à pesquisa".

Informações sobre os projetos e grupos de pesquisa podem ser obtidas nas opções "Pesquisas do IFB" e "Grupos de Pesquisa", respectivamente, no menu à esquerda.

Sou servidor e quero pesquisar

Servidores do Instituto (professores e técnicos-administrativos) que queiram participar de projetos ou grupos de pesquisa podem submeter projetos de pesquisa aos editais de apoio à pesquisa ou buscar inserção nos Grupos de Pesquisa existentes no Instituto.

Professores devem observar o disposto na Resolução 24/2010 para solicitação de horas para pesquisa.

Técnicos-administrativos devem observar o disposto na Portaria Normativa 5/2012 para desenvolvimento de pesquisa.

Caso hajam outras dúvidas, entre em contato com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) por meio do telefone 2103-2110 ou do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..