Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Estudantes do IFB são aprovados na UnB

Estudantes do IFB são aprovados na UnB

Criado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 18h19 | Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 18h20 | Última atualização em Quinta, 22 de Outubro de 2020, 18h47 | Acessos: 3364

O sonho de ser selecionado para uma universidade federal faz parte da realidade de muitos estudantes. O vestibular, considerado difícil pela maioria dos jovens, exige não só preparação acadêmica mas também apoio e incentivo dos professores. O Instituto Federal de Brasília (IFB) tem sido presente, no estudo e no apoio, na vida dos estudantes que almejam a Universidade de Brasília (UnB), a 5ª melhor universidade pública do país, segundo o ranking de 2020 da QS World University.

Hellen Cristina Cantanhede Barros, 19 anos, egressa do Técnico em Administração integrado ao ensino médio, curso ofertado pelo IFB/Campus São Sebastião, não tinha o sonho de entrar na UnB até ingressar no IFB, onde ela conheceu a possibilidade de entrar na universidade pública. “O IFB me ajudou de todas as formas possíveis”, conta ela. “Os professores abordam muitos temas relacionados ao vestibular da UnB e sempre nos mantiveram informados sobre os prazos e etapas, sempre nos direcionando”.

“Acredito que sem o IFB eu não teria tido essa oportunidade única de estar na UnB hoje em dia. Eu sou grata a todos os meus professores que me ajudaram e ao ensino de qualidade da instituição” – Hellen Cristina, estudante.

Quase desistindo do sonho, Hellen chegou a começar o primeiro semestre em uma faculdade particular através de uma bolsa 100% do ProUni (Programa Universidade para Todos). Mas a determinação venceu no final. “Eu percebi que não desistir do meu sonho seria a melhor decisão que eu iria tomar em bastante tempo da minha vida”, conta ela. O resultado foi o melhor possível: Hellen começa em 2021 o curso de pedagogia na UnB. “Se você tem um sonho de entrar na UnB, não deixe que nada tire ele de você. Acredite que vai dar certo e estude, que dará!”, incentiva ela.

Com Anne Gabrielle Cipriano, 19 anos, não foi diferente. A experiência no IFB e o incentivo dos professores foram o apoio pela busca numa vaga na federal. “Os servidores do IFB sempre nos incentivavam muito o ingresso na federal. Com o IFB eu aprendi a desenvolver meu senso crítico, a fazer pesquisas, a questionar e a debater temas que são relevantes na sociedade”, conta a estudante. “O tempo no IFB passa voando; então questione, siga as orientações dos professores e não se apavore!”, aconselha.

No IFB, Anne fazia o curso de Eventos integrado ao ensino médio. Hoje ela cursa Direito em uma faculdade particular e passou para Ciência Política na UnB. “Uma amiga me contou que eu tinha passado. Fiquei muito feliz e apavorada ao mesmo tempo!”, relata ela. Para o futuro, ela almeja um cargo público.

“O IFB foi uma experiência incrível; levo comigo muitas amizades. Tenho muito carinho e respeito pelos professores e servidores que caminharam comigo e, sem dúvida, o coração aperta de tanta saudade, e todo o aprendizado que adquiri vou levar para a vida”. – Anne Gabrielle, estudante.

Mais egressos do IFB que passaram na UnB:

Campus São Sebastião

Isabella Ferreira de Souza