Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > "Meninas do Radium" convida para palestra virtual

"Meninas do Radium" convida para palestra virtual

Criado: Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 17h14 | Publicado: Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 17h14 | Última atualização em Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 17h14 | Acessos: 520

A equipe do projeto de pesquisa e extensão  “Meninas do Radium” do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) convida para a palestra “Em Direção à Terra Desconhecida dos Núcleos Exóticos”  que ocorrerá dia 16 de Dezembro de 2020 às 18h no canal do YouTube “ Meninas do Radium” e será ministrada pela Dra. Alinka Lépine-Szily, professora titular do departamento de Física Nuclear do Instituto de Física da USP e uma das pioneiras no campo da Física Nuclear no Brasil, além de membra fundadora da Sociedade Brasileira de Física e uma das responsáveis pelas políticas para equidade de gênero da The International Union of Pure and Applied Physics (IUPAP).

A palestra abordará o estudo de reações envolvendo núcleos exóticos, que se constitui como um dos temas de fronteira em Física Nuclear. O advento dos aceleradores teve enorme impacto e abriu novos campos de pesquisa, onde os modelos nucleares podem ser testados em condições extremas de isospin, energia de ligação e densidades anômalas como halo nuclear. Além da repercussão para a pesquisa básica em Física Nuclear, o uso de feixes radioativos tem fortes implicações em Astrofísica Nuclear. Com a instalação do sistema de duplo solenóide supercondutor RIBRAS no  Laboratório Pelletron da USP, o país conta a única facilidade experimental do Hemisfério Sul, capaz de produzir  feixes de núcleos radioativos leves como 6He e 8B e o coloca em papel de destaque, tendo  a pesquisadora  participação ativa tanto em sua aquisição como implementação.

Inscrições para certificados podem ser feitas através do link: http://ced.im.ufrrj.br .

registrado em: