Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Brasília e São Sebastião terão Ludotecas para filhos de estudantes mães

Brasília e São Sebastião terão Ludotecas para filhos de estudantes mães

Criado: Terça, 23 de Março de 2021, 13h39 | Publicado: Terça, 23 de Março de 2021, 13h39 | Última atualização em Terça, 23 de Março de 2021, 13h39 | Acessos: 1024

Um projeto inovador desenvolvido pelo campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília (IFB) promete criar espaço lúdico para crianças ao mesmo tempo em que oportuniza experiência para estudantes de pedagogia, monitoria infantil e licenciatura.

É a ludoteca, que será implantada este ano nos campi São Sebastião e Brasília, tendo como um dos principais objetivos assistir estudantes mães, contribuindo com sua permanência nos cursos do IFB. O projeto será expandido por meio de uma emenda parlamentar, no valor de R$ 250 mil, vindo da deputada federal Paula Belmonte.

"Esse projeto vai auxiliar na consolidação do curso de Pedagogia, proporcionando um ambiente promotor de práticas profissionais, bem como de pesquisa e extensão. Além disso, vai prosseguir apoiando na permanência e êxito das estudantes mães em nossos cursos", destaca o diretor-geral do Campus São Sebastião do IFB, Robson Caldas.

Os espaços terão um design diferenciado, equipados com brinquedos, jogos e equipamentos, funcionarão nos três turnos e contarão com monitores dos cursos do Campus São Sebastião, que colocarão na prática o aprendizado de sala de aula, oferecendo uma série de atividades e oficinas.

Para a idealizadora do projeto, professora Mônica Padilha, A LudoIF é um espaço que a cada dia ganha uma maior relevância dentro do Campus de São Sebastião e do próprio IFB.

“Hoje, além de ser o laboratório didático do curso de Pedagogia, em que as estudantes, na convivência com as crianças, refletem sobre sua prática pedagógica, com o recurso recebido conseguiremos estruturar melhor o espaço e pagar monitoras, para atender a demanda, principalmente, das mães estudantes em permanecer em seus cursos em todos os turnos”, destaca Mônica.

“Fico muito feliz em saber que o IFB tomou essa iniciativa de apoiar as estudantes mães. Muitas mães abandonam os estudos justamente por não ter um local seguro e adequado para deixar seus filhos. Eu sempre digo que cuidar da primeira infância passa também pelo cuidado com as mães. O IFB é um exemplo de como uma instituição pública pode contribuir para o bem-estar e desenvolvimento da comunidade”, afirmou a deputada federal Paula Belmonte.

Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o instagram da LudoIF: instagram.com/ludotecaifb.

registrado em: