Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Comunidades de quatro campi são convidadas a avaliar seus cursos superiores

Comunidades de quatro campi são convidadas a avaliar seus cursos superiores

Criado: Quinta, 24 de Junho de 2021, 09h19 | Publicado: Quinta, 24 de Junho de 2021, 09h19 | Última atualização em Quinta, 24 de Junho de 2021, 09h42 | Acessos: 794

Entre os dias 25 de junho e 5 de julho, estudantes e servidores dos cursos superiores de quatro unidades do Instituto Federal de Brasília passarão por um processo de autoavaliação institucional.

A pesquisa será realizada virtualmente por meio de formulário eletrônico. O link será encaminhado via e-mail para os servidores e estudantes dos cursos em questão. Nessa etapa, serão avaliados os cursos superiores dos campi Ceilândia, Estrutural, Samambaia e Taguatinga (veja a relação completa dos cursos no final da matéria).

A avaliação é organizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). A comissão pede a participação da comunidade, respondendo com atenção e seriedade. O questionário é simples e pode trazer impactos profundos no processo de melhoria contínua do IFB.

CPA

A Comissão Própria de Avaliação é responsável por planejar, organizar e aplicar uma avaliação interna da instituição de ensino. A autoavaliação institucional é um importante instrumento para melhorar a qualidade da instituição, especialmente dos cursos superiores.

A CPA é formada por diferentes membros da comunidade acadêmica, como representantes dos setores administrativos, docentes, discentes e da sociedade civil organizada. A exigência de uma comissão avaliadora nas Instituições de Ensino Superior (IES) surgiu com a Lei Federal nº 10.861/04, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Os resultados obtidos com as avaliações aplicadas pela CPA são sintetizados em forma de relatórios e garantem o credenciamento ou o recredenciamento das IES. Além disso, é um dos principais critérios para o reconhecimento ou renovação de reconhecimento de cursos de graduação e pós-graduação exigidos pelo Ministério da Educação – MEC.

Cursos superiores participantes

IFB Campus Ceilândia: Licenciatura em Letras/Língua Espanhola.

IFB Campus Estrutural: Licenciatura em Matemática.

IFB Campus Samambaia: Licenciatura em Educação Profissional e Tecnologia em Design de Produto.

IFB Campus Taguatinga: Bacharelado em Ciência da Computação, Licenciatura em Computação, Licenciatura em Física, Tecnologia em Automação Industrial e Tecnologia em Design de Moda .

registrado em: