Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Revista da UFPE recebe artigos sobre o desenvolvimento das Universidades Públicas
Início do conteúdo da página

Revista da UFPE recebe artigos sobre o desenvolvimento das Universidades Públicas

Criado: Sexta, 23 de Julho de 2021, 12h49 | Publicado: Sexta, 23 de Julho de 2021, 12h49 | Última atualização em Sexta, 23 de Julho de 2021, 13h02 | Acessos: 327
 
A Estudos Universitários: revista de cultura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) convida colaboradores, das mais diversas áreas do conhecimento, para participar da composição deste número que criará um espaço multidisciplinar para expor, debater e compartilhar, sob múltiplas perspectivas, o fazer acadêmico e social das universidades públicas e sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil. 
 
Com esta iniciativa, a Estudos Universitários celebra o aniversário de 75 anos da Universidade e espera receber e publicar artigos, ensaios, relatos de experiência e resenhas que tratam, a partir das suas respectivas áreas, da temática abordada nesta chamada. Os textos devem ser submetidos até  9 de agosto de 2021 através do site da revista, onde também constam as instruções para edição e envio: https://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios.
 
O número tem previsão de lançamento em dezembro de 2021.
 
A título de exemplo, seguem alguns tópicos como opções temáticas para este número:
- Arte e cultura nas universidades públicas brasileiras;-
Caminhos e perspectivas para o fazer científico na pós-modernidade;
- Ciência, tecnologia e ensino na dinâmica capitalista contemporânea;
- Convênios entre universidades, órgãos públicos e empresas privadas;
- Cotas sociais e população negra e periférica nas universidades;
- Democratização do acesso à informação e o fazer científico na era de fake news;
- Desenvolvimento de tecnologias sociais nas universidades públicas;
- Dialogismo entre os diversos conhecimentos e o fazer acadêmico;
- Educação a distância como política de expansão da Educação Superior no Brasil;
- Educação Superior inclusiva: revisão e propostas de soluções;
- Ensino, extensão, pesquisa e inovação universitária: perspectivas de integração;
- Inovação e registro de patentes pelas universidades públicas; 
- Instituições pioneiras do Ensino Superior no país;
- Interiorização das universidades e o crescimento socioeconômico das regiões;
- Mulheres cientistas e o desenvolvimento das universidades públicas;
 - Perspectivas de reformulação do ensino superior no período pós-pandêmico;
- Pioneirismo e descobertas nas universidades brasileiras;
- População LGBTQIA+ nas universidades públicas;
- Reelaboração das formas de acesso e manutenção dos estudantes nas universidades;
- Relação entre políticas afirmativas nas universidades e a transformação social;
- Relação entre universidades públicas, mercado de trabalho e empresas privadas;
- Transformação social e extensão universitária;
- Universidades brasileiras no contexto acadêmico-científico mundial;
- Universidades públicas e o enfrentamento à Covid-19;
- Universidades públicas e os movimentos sociais no Brasil.
registrado em:
Fim do conteúdo da página