Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Estudante do IFB Campus Riacho Fundo ganha menção honrosa em Olimpíada de Matemática

Criado: Terça, 26 de Outubro de 2021, 14h28 | Publicado: Terça, 26 de Outubro de 2021, 14h28 | Última atualização em Terça, 26 de Outubro de 2021, 14h29 | Acessos: 339

A estudante Bruna Daniela Pereira de Melo do 1º ano do Curso Técnico de Cozinha Integrado ao Ensino Médio do IFB Campus Riacho Fundo ganhou medalha de menção honrosa por sua participação na IV OMIF (Olimpíadas de Matemática das Instituições Federais). O resultado foi divulgado no último dia 24 de outubro durante o encerramento da 2ª fase do evento , que contou com ciclo de palestras e oficinas com o objetivo de fomentar o estudo da matemática nas instituições federais participantes.

Perguntada sobre como se sentiu ao saber de sua premiação, a estudante afirmou:
“Quando eu vi que havia ganhado a medalha, eu fiquei muito feliz e eufórica; mostrei imediatamente pra minha família, porque eu nunca tinha participado de uma competição como essa, e logo na primeira vez já ganhar uma medalha assim foi algo muito emocionante pra mim.”

A IV OMIF foi organizada em duas fases. A primeira ocorreu em 19 de setembro e contou com uma prova objetiva contendo 21 questões; já a segunda fase foi um evento científico realizado nos dias 22, 23 e 24 de outubro em que participaram professores e alunos de toda a rede federal de educação profissional e tecnológica.

Ainda sobre sua participação no evento, a aluna acrescentou que ficou “um pouco receosa quanto a participar da OMIF, já que é uma competição em nível nacional, mas graças ao auxílio do professor, eu fiquei mais tranquila quanto mais a data da prova se aproximava”. Bruna é participante de um projeto de ensino que tem por objetivo estimular os alunos do IFB Campus Riacho Fundo a participarem de eventos como a OMIF, além de se desafiarem e descobrirem todo o seu potencial. O projeto, tocado pelo prof. Thafarel Costa,  não visa apenas à conquista de medalhas, mas, a partir do estímulo e divulgação desses eventos, busca oferecer oportunidades para os discentes se aprofundarem e se desafiarem  especialmente no que tange ao desenvolvimento de competências lógico-matemáticas e áreas correlatas.

Sobre sua avaliação acerca das olimpíadas do conhecimento como a OMIF, a estudante concluiu:
“Penso que competições como esta são ótimas oportunidades para testar e ampliar nossos conhecimentos e nos estimulam a aprofundar nossos estudos na matemática.” O próximo desafio da estudante e de outros alunos e alunas participantes do projeto será a 2ª fase da OBMEP, que ocorrerá em 06 de novembro.

registrado em: