IFB realizou solenidade de colação de grau nessa quinta, 28
Nessa quinta-feira, 28 de outubro, foi realizada a solenidade de colação de grau dos cursos superiores do Instituto Federal de Brasília 2021/1. Ao todo, na cerimônia, 192 estudantes de diversos cursos de todos os campi da instituição receberam a outorga, que habilitam o exercício em suas respectivas profissões.
A reitora do IFB, Luciana Massukado, agradeceu aos estudantes por terem escolhido a instituição e desejou sucesso em suas vidas.
“Essa é uma noite muito especial para vocês, alunos, para seus familiares e também para nós, servidores do Instituto Federal de Brasília. Essa conquista é de vocês, concretizando o fim de uma jornada, mas também é uma conquista sentida por todos nós”, destaca.
A gravação da cerimônia está disponível na TV IFB, canal da instituição no YouTube.
Nunca é tarde para aprender
A ideia de que depois dos 50 a vida diminui o ritmo não é real. Cresceu o número de pessoas dessa faixa etária à procura de novos aprendizados. A educação voltou a transformar a vida da psicóloga Maria Denise, de 57 anos, uma das formandas dessa noite de quinta.
Sempre pronta para investir em sua educação, ela optou pelo curso Tecnologia de Sistemas para Internet do IFB Campus Brasília como segunda graduação. Logo no início das aulas, destacou-se dentro de sala por ser sinônimo de diversidade. Em um ambiente predominantemente masculino e em uma faixa etária bem menor que a dela, mostrou que aprender não tem idade.
“Passei por muitos desafios. No dia da matrícula, o atendente me interpelou do porquê do meu interesse e retrucou afirmando que o curso era muito difícil e que os professores eram muito exigentes, como se estivesse me dando um aviso”, relata.
Apesar de ela duvidar de si mesma, não deixou isso a abalar. Continuou no curso e ficou cada vez mais curiosa ao longo de cada etapa de aprendizagem. “A área de inteligência artificial me encantou como uma criança lendo um livro de literatura do qual não se pode parar de ler enquanto não terminar a narrativa”, explica.
Com a chegada da formatura, Maria Denise afirma que se sente saudosa. No período de foco no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), passou por muitos problemas de saúde na sua família e as conturbações não diminuíram o ânimo da estudante. Defendeu o TCC com honra e logo colheu os frutos de sua pesquisa: publicou um artigo em conferência e foi indicada para publicar o resultado em um periódico.
Os desafios e descobertas a estimulam. Por isso, a estudante pretende seguir o caminho da pesquisa. Maria Denise explica que é uma área que exige constante leitura e aprendizado, e, nesse espaço, vê-se construindo uma nova história e derrubando barreiras.
“Tem uma frase que gosto muito do Alan Kay, cientista da computação, que diz que a melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo. Não sei se posso fazer isso, mas consigo tentar, errar e refazer. O futuro é apenas o começo de algo”, finaliza.
Redes Sociais