Equipe do IFB é selecionada para o programa Power4Girls
Um grupo formado pelas estudantes do 1º ano do Curso Técnico em Química IFB Campus Gama — Bárbara Juliana Firmino, Shayllany Freitas e Natália Leandra Lima — foi selecionado para participar, entre março e setembro de 2022, do Power4Girls - Empower to Lead!, programa com foco no empoderamento de meninas por meio de estratégias voltadas para o empreendedorismo, inovação, criatividade e liderança.
A equipe, que tem o nome BSNGirls e tem como orientadora a professora Daniela Trovão, apresentou um projeto que trata do beneficiamento do pequi. O trabalho foca em uma farinha desenvolvida a partir da castanha do fruto, encontrada no caroço entre os espinhos. Essa farinha pode ser usada como complemento alimentar, rico em vitaminas, fibras e proteínas, tendo uma poderosa ação antioxidante que ajuda no trânsito intestinal, prevenindo doenças do sistema digestório, atuando na renovação celular e prevenindo alguns tipos de câncer.
Ao todo, setenta e três alunas do ensino médio na Rede Federal de quinze estados brasileiros foram selecionadas que, entre os meses de março e setembro, participarão de oficinas, palestras, atividades interativas on-line e serão expostas aos temas de liderança, empoderamento e empreendedorismo feminino por meio da criatividade e inovação, desenvolvimento e gestão de projetos, design thinking, storytelling e ferramentas do mundo virtual.
Em setembro, na conclusão da edição de 2022 do programa, as equipes virão para Brasília para apresentarem os seus projetos em uma feira de inovação e farão um pitch final, visando soluções para algum problema enfrentado em suas respectivas comunidades. Para a edição de 2022, o tema será Meio Ambiente e Sustentabilidade, contribuindo com a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da ONU.
Além do DF, o programa tiveram equipes selecionadas do Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
O programa é patrocinado pela Embaixada e Consulados dos EUA, e tem parceria com o Instituto Gloria e apoio institucional do CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica). Para conhecer os projetos das alunas selecionadas, visite o site: https://power4girls.com.br/
Com informações: Assessoria de Comunicação do Conif.
Redes Sociais