Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > IFB define diretrizes para trabalho e aulas presenciais

IFB define diretrizes para trabalho e aulas presenciais

Criado: Terça, 08 de Fevereiro de 2022, 20h57 | Publicado: Terça, 08 de Fevereiro de 2022, 20h57 | Última atualização em Terça, 08 de Fevereiro de 2022, 21h16 | Acessos: 2500

O Conselho Superior do Instituto Federal de Brasília (IFB) definiu nesta terça-feira (8), em reunião ordinária, as diretrizes gerais para o retorno ao trabalho e as aulas presenciais, que ocorrerão dia 28 de março e 4 de abril, respectivamente.

De acordo com a resolução aprovada, serão obrigatórios para o ingresso e a permanência de quaisquer pessoas nas unidades do IFB a comprovação da vacinação completa contra a Covid-19, exceto quando houver contraindicação médica comprovada, e o uso de máscara.

Princípios

A reitora do IFB, Luciana Massukado, destacou a importância de a instituição avançar, com respeito à ciência e seguindo os protocolos de biossegurança. Lembrou os princípios norteadores do retorno à presencialidade: o papel social da escola; a ética e a responsabilidade como servidores públicos; a redução dos prejuízos de aprendizagem e das perdas socioemocionais dos estudantes; e o resgate dos que evadiram.

“Mais do que nunca é hora de acolhermos nossos estudantes. É hora de reabrirmos as portas para a comunidade. Resgatarmos o DNA dos institutos federais, que tem como uma de suas bases a formação integral e inclusiva. É nossa responsabilidade como educadores da escola pública romper a transmissão intergeracional de desigualdades no Brasil”, afirmou Luciana.

O conselheiro Caio Saad, coordenador-geral da Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet), também defendeu o retorno presencial com segurança. “É necessário que nossos estudantes tenham uma formação cidadã. Quando estamos em sala de aula aprendemos o conteúdo, mas quando estamos no campus socializamos. Esta vivência coletiva contribui na formação e no desenvolvimento dos estudantes”, destacou Caio, que ainda lembrou a importância das aulas de laboratório e visitas técnicas.

Na reunião, os conselheiros destacaram a necessidade de a resolução trazer artigo sobre alternativas diante da possibilidade de agravamento da pandemia no ano letivo de 2022. Nesse sentido, foi resgatada a orientação do Conselho Nacional de Educação a respeito: "as atividades pedagógicas não presenciais poderão ser utilizadas de forma integral ou parcial nos casos de suspensão das atividades letivas presenciais por determinação das autoridades locais, ou de condições sanitárias locais de contágio que tragam riscos à segurança da comunidade (...)”.

Orientações

Nas próximas semanas o IFB lançará uma campanha sobre as aulas presenciais e emitirá uma série de documentos que orientarão e balizarão o retorno presencial.

registrado em: