Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Minha Biblioteca possibilita acesso a acervos digitais para comunidade do IFB

Minha Biblioteca possibilita acesso a acervos digitais para comunidade do IFB

Criado: Terça, 26 de Abril de 2022, 07h02 | Publicado: Terça, 08 de Fevereiro de 2022, 20h05 | Última atualização em Quinta, 28 de Abril de 2022, 19h51 | Acessos: 32874
imagem sem descrição.

Docentes e alunos de graduação e pós-graduação do Instituto Federal de Brasília (IFB) já podem ter acesso ao serviço de acervo digital Minha Biblioteca, plataforma digital de livros técnicos e científicos das principais editoras do país. O objetivo é disponibilizar para a comunidade acadêmica o conteúdo digital multidisciplinar de forma gratuita.

A plataforma disponibiliza mais de 10 mil títulos que podem ser acessados de forma remota e simultânea, a qualquer hora e lugar, a partir de todo dispositivo com Internet. O acervo é composto por catálogos nas áreas de Exatas, Jurídica, Letras e Artes, Pedagógica, Saúde e Sociais Aplicadas. É importante ressaltar ainda que algumas ferramentas para melhorar a leitura são disponibilizadas aos usuários, como realces, criação de tarefas, bloco de notas, ferramenta de busca, marca páginas, leitor em voz alta etc.

Para a concretização da contratação do serviço, a Pró-Reitora de Ensino, Veruska Machado, explica que cada um dos dez campi do IFB e a Reitoria contribuíram para um investimento em torno de  R$ 153 mil.

"Com isso, o Instituto tem seu acervo bibliográfico ampliado, com o acesso a títulos também por meio digital, atendendo, inclusive, às diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)", pontuou Veruska.

Internamente, a Política de Desenvolvimento de Coleções, aprovada pela Resolução nº 40/2020, legitima a necessidade do permanente desenvolvimento e renovação do acervo, em prol das necessidades de informação e pesquisa dos estudantes e professores do IFB. Além disso, dentre o conjunto de títulos do Minha Biblioteca, existem diversas obras que estão elencadas nas bibliografias básicas e complementares dos Planos de Cursos de Graduação (PPCs). Outros livros podem servir de base para as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Aryane Tada, bibliotecária da Reitoria, esclarece que as bibliotecas digitais são ferramentas vantajosas e obrigatórias na rotina de quem faz pesquisa científica. “Elas aplicam critérios rigorosos no processo de triagem do acervo. Além disso, é uma tecnologia que facilita a vida do pesquisador ao permitir a leitura em qualquer lugar, apoiando o consumo informacional adequado”, relatou.

Como acessar?

Clique aqui para acessar a Minha Biblioteca.

O acervo está disponível para todos os docentes e discentes da graduação e pós-graduação, devidamente matriculados no IFB. Estão previstos, ainda este ano, treinamentos on-line para utilização da plataforma. Enquanto isso, tutoriais podem ser conferidos nos links abaixo:

Tutorial “Tela principal” - clique aqui;

Tutorial “Dentro do livro” - clique aqui.

Restou alguma dúvida e você quer entrar em contato com a biblioteca do seu campus? Veja os e-mails e telefones para contato AQUI.

registrado em: