Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > IFB se prepara para retorno das atividades presenciais. Servidores voltam dia 28/03 e alunos 04/04

Criado: Quarta, 09 de Março de 2022, 07h22 | Publicado: Terça, 08 de Março de 2022, 07h22 | Última atualização em Quarta, 09 de Março de 2022, 08h21 | Acessos: 2148
imagem sem descrição.

Após dois anos de pandemia da Covid-19 — quando houve a migração das aulas e trabalhos administrativos para o formato remoto — o Instituto Federal de Brasília (IFB) agora se prepara para o retorno seguro de 100% das atividades presenciais.

Os servidores e estagiários da instituição retornarão presencialmente, de maneira integral, no próximo dia 28 de março. Já as aulas e atividades letivas retornam, de forma presencial, no começo do primeiro semestre letivo de 2022, que tem data de início no próximo dia 4 de abril.

Vale destacar que, para entrar em qualquer unidade do IFB já é obrigatória a comprovação da vacinação completa contra a Covid-19, exceto quando houver contraindicação médica comprovada.

Além disso, todas aquelas medidas de biossegurança já amplamente divulgadas, seguem e seguirão sendo exigidas, como uso correto de máscaras, distanciamento social, higienização das mãos, entre outras.

Giovanna Tedesco, presidente  Comitê de Emergência (COE/IFB), destaca a importância da responsabilidade individual e coletiva da comunidade estudantil.

"Diversas ações foram adotadas com o intuito de proteger nossa comunidade neste momento de retomada presencial.  Com a participação de todos, o IFB fortalecerá as ações voltadas ao ensino, pesquisa, inovação e extensão, para uma educação gratuita e cada vez mais inclusiva e de qualidade", destaca Giovanna.

Orientações

O IFB, por meio do COE/IFB, já divulgou alguns documentos com orientações acerca do retorno presencial. Veja abaixo:

- Cartilha “Retorno às Atividades Presenciais” – Documento com recomendações gerais e protocolos de segurança que devem ser tomados por todos, orientações sobre a comprovação vacinal, procedimentos que devem ser tomados em casos de suspeita de covid e contatos para comunicação com as unidades do IFB;

- Plano de Contingência para Enfrentamento da Covid-19 (versão 2.0) – Documento mais completo com orientações e recomendações que visam proteger a comunidade neste momento de retomada integral às atividades presenciais;

- Orientações Pedagógicas para o retorno à presencialidade no IFB — Documento com orientações para as unidades do IFB acerca de questões pedagógicas, acolhimento, formação continuada, planejamento de ensino, entre outros temas.

Mais informações

Logo na página inicial do portal do IFB, um banner digital leva o usuário para um espaço onde estão concentradas informações a respeito do retorno às atividades presenciais.

Na página, além dos documentos divulgados acima, também estão disponíveis as resoluções e instruções que normatizam esse retorno e os contatos que devem ser acionados em caso de dúvidas.

Faça sua parte. A proteção e a segurança de todos dependem de cada de um de nós.

registrado em: