IFB tem três projetos finalistas na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE)
Três dos cinco projetos do Distrito Federal finalistas na Mostra Virtual da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE) 2022 são do Instituto Federal de Brasília (IFB).
Saiba mais sobre cada um dos projetos do IFB no final da matéria.
A Mostra
A 20ª edição da Feira teve início na última segunda-feira, 14, e segue com atividades até o dia 26 de março pela Plataforma FEBRACE Virtual.
O evento traz projetos de todas as áreas do conhecimento, onde nove deles serão selecionados para a Regeneron ISEF, a maior feira internacional de ciências do mundo que acontece em maio, nos EUA.
Os projetos serão julgados por professores universitários e especialistas, que farão a avaliação em teleconferências fechadas. Os autores dos melhores projetos, nas diversas categorias, ganharão troféus, medalhas e oportunidades no Brasil e no exterior, como bolsas e estágios.
A cerimônia de premiação acontece no dia 26 de março, das 15h às 16h30, no Canal FEBRACE no YouTube.
Votação Popular
Na 20ª Edição da FEBRACE também serão entregues prêmios na categoria “Votação Popular” para os projetos cujos vídeos tiveram mais visualizações no YouTube, até às 14h do dia 28 de março.
Veja os vídeos dos projetos do IFB e compartilhe o link com seus colegas e amigos.
Projeto “CIRCULIUM” - IFB Campus Brasília e IFB Campus Gama
Estudantes: Rayssa Lorranny Soares Cassimiro e Júlia Belo Alves
Orientadora: Fernanda Freitas Costa de Torres
Coorientadora: Nathália Rezende Magalhães
Resumo do Projeto: Em março de 2020 ocorreu a primeira edição do STEAM Power For Girls em Brasília, o programa durou três dias, e contou com a participação de 100 meninas dos campus do Instituto Federal de Brasília. Entrevistamos mulheres, e a maioria das entrevistadas relataram episódios nos quais se sentiram desconfortáveis ou inseguras fora de casa. Então começamos a pensar como desenvolver o Circulium. Iniciamos montando uma persona, para entendermos o nosso público alvo, depois definimos que tipo de dispositivo iríamos trabalhar, pois estávamos indecisas entre anel, colar ou botom, no fim optamos pelo anel, pela praticidade dada ao público. Também decidimos se o nosso receptor de dados seria celular ou torre. No primeiro momento optamos pela torre, por poder ser acionada sem internet, porém no decorrer da pesquisa vimos que seria mais viável a utilização do celular e deixar a função de carregamento do anel para a torre. Após isso, iniciamos a criação da identidade visual, passamos por uma fase de confecção e escolhemos a alternativa de design. Em novembro de 2020 entramos na Fábrica de Ideias Inovadores 2020 (FABIN), pelo Instituto Federal de Brasília, e começamos a desenvolver o projeto. Com a verba oferecida conseguimos fazer uma modelagem em três dimensões do anel e seus acessórios. Iniciamos a pesquisa de materiais adequados para o nosso produto, criamos uma landing page do projeto e uma página no instagram.
Instagram: @circuliumbr
Projeto “MOPAIX” - IFB Campus Gama
Estudantes: Graziella Silva Viana Doche e Maria Clara Gomes Vieira
Orientadora: Rafaela Fernandes do Prado
Resumo do Projeto: O Mopaix é um projeto que visa auxiliar autistas e/ou pessoas com dificuldades de concentração a melhorarem o seu desempenho acadêmico através de um equipamento tecnológico. O desenvolvimento do produto foi justificado a partir de questionários aplicados à comunidade, entrevistas com instituições de apoio ao autismo, e pesquisas científicas, de maneira virtual, onde foram obtidas 34 respostas. Observou-se que pessoas com o espectro autista, em sua maioria, apresentam hipersensibilidade auditiva, fala e comunicação não-verbal e dificuldade com habilidades sociais. Logo, um ambiente barulhento, como uma sala de aula, pode deixá-las alteradas e inquietas, perdendo sua concentração e prejudicando seu desempenho escolar. Compreendendo o problema, o MoPaix é uma solução que consiste na implantação de um mecanismo para facilitar os estudos e o diálogo com o professor em sala. Ele funciona da seguinte maneira: o estudante baixa o aplicativo desenvolvido pela equipe MoPaix em seu celular, e conecta um fone abafador de ruídos, enquanto o professor posiciona um microfone de lapela próximo à sua boca. Tal microfone é conectado ao aplicativo, que transmite a fala do professor ao portador de TEA (Transtorno do Espectro Autista) sem interferência de ruídos externos. O aplicativo tem a função de diminuir os ruídos, apresenta uma sala de bate-papo com o professor, um sinalizador para chamar a atenção do docente, e uma playlist de músicas, que pode ser criada pelo discente de acordo com o seu gosto pessoal. Portanto, o MoPaix é de suma importância para ajudar as pessoas com TEA, dando mais conforto, mais acessibilidade e mais inclusão no âmbito escolar e social.
Instagram: @mopaix_
Projeto “SMARTER LIBRARY: UM SISTEMA DE BUSCA DE BIBLIOTECAS DO DISTRITO FEDERAL” - IFB Campus Brasília
Estudantes: Arthur Lucas Versiani e Luísa De Souza Ferreira
Orientadora: Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos
Coorientadora: Cristiane Jorge de Lima Bonfim
Resumo do Projeto: A necessidade de encontrar um espaço para estudos, considerando o momento de pandemia do Covid-19, em que todos estavam estudando em casa durante o ensino remoto, foi uma das motivações para este projeto. O objetivo, portanto, é promover a divulgação das informações sobre as bibliotecas, a partir do uso de tecnologias digitais, para possibilitar o acesso igualitário à população do Distrito Federal a quem desejar encontrar espaços de estudos que atendam à sua necessidade, de acordo com a proximidade da sua casa, trabalho ou escola, por exemplo. Assim, foi concebida a página intitulada Smart Library, desenvolvida com a tecnologia Wordpress que é um sistema de gerenciamento de conteúdos. A geolocalização de cada biblioteca foi implementada a partir do MapPress e algumas incorporações do Google Maps. A consulta pela biblioteca pode ser feita a partir da região administrativa. Após a escolha da região administrativa, é mostrada a lista de bibliotecas disponíveis e cadastradas no Smart Library, à esquerda da tela, e um mapa com a localização de cada biblioteca à direita da tela. O usuário não precisa ter uma conta para acessar e consultar as informações disponibilizadas na Smart Library, mas a página possui um contador de acessos. A página principal mostra um menu superior com opções para acesso à página inicial, um submenu “Sobre” que descreve as informações sobre o projeto e a opção “Fale Conosco” que permite ao usuário contatar os desenvolvedores para esclarecer dúvidas ou fornecer sugestões, como incluir outras bibliotecas que não foram encontradas. A primeira versão da Smart Library pode ser acessada pelo link <http://biblioteca.luthur.com.br/>. A página conta com acessibilidade para pessoas com deficiência visual, a partir do contraste de cores entre fundo e fonte. Foi implementada a acessibilidade em LIBRAS para pessoas surdas, por meio da inserção de um avatar para interpretação que compõe o plugin do Wordpress.
Plataforma Virtual da Smart Library: biblioteca.luthur.com.br
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