Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Retorno presencial - Perguntas Frequentes (Atualizada 06/09/22)

Retorno presencial - Perguntas Frequentes (Atualizada 06/09/22)

Criado: Quinta, 24 de Março de 2022, 08h32 | Publicado: Quinta, 24 de Março de 2022, 08h32 | Última atualização em Terça, 06 de Setembro de 2022, 09h24 | Acessos: 2979

Quando será o retorno integral às atividades presenciais?

Para os servidores foi o dia 28 de março.

Para os estudantes as aulas presenciais começaram no dia 4 de abril.

O segundo semestre letivo terá início dia 12 de setembro.

Será exigido o passaporte da vacina para frequentar as aulas presencialmente?

Não. Contudo, para o ingresso e a permanência de quaisquer pessoas nas unidades do Instituto Federal de Brasília, recomenda-se a vacinação completa contra a Covid-19 e o uso de máscaras.

O uso de máscaras será obrigatório?

Não. O uso correto de máscaras é recomendado para o ingresso e a permanência de quaisquer pessoas nas unidades do Instituto Federal de Brasília.

Recomenda-se também o distanciamento social, quando possível e necessário.

Eu posso optar por ter aulas remotas?

Não. Os cursos do IFB com oferta presencial retornarão ao formato original e não há mais legislação que ampare o formato remoto para o ano letivo de 2022 (Lei 14.218/21). A regra agora é o presencial. O trabalho e o ensino remoto serão exceções.

A biblioteca vai voltar a funcionar em setembro?

Sim. Bem como todos os setores do IFB.

Sobre o passe estudantil, como devo proceder para fazer a solicitação?

O IFB já enviou as datas do calendário acadêmico de 2022 para o BRB, órgão responsável pelo passe livre estudantil no DF. Todas as informações sobre o benefício podem ser acessadas no link: https://mobilidade.brb.com.br/mobilidade/cartao-estudantil.html.

Depois de dois anos de pandemia e todas as consequências que ela trouxe, o IFB prevê algum tipo de acolhimento para a comunidade nesse retorno?

O IFB preparou um caderno de orientações pedagógicas para o retorno presencial. Nele são sugeridas várias ações de acolhimento e apoio. Informe-se junto à Reitoria e os campi.

ESTRATÉGIAS DE MITIGAÇÃO DE RISCO E BIOSSEGURANÇA

Quais as orientações para o convívio responsável?

O IFB já publicou a terceira versão do Plano de Contingenciamento (clique aqui) com as orientações para o período.

É de responsabilidade de todos:

• Manter os procedimentos de limpeza e higienização de instalações e mobiliário.
  • Privilegiar, sempre que possível, a ventilação natural em todos os ambientes e nas áreas comuns.
  • Manter a higienização correta e frequente das mãos com utilização de água e sabão ou outro sanitizante adequado.

Como agir em caso de alguma pessoa descumprir as medidas de biossegurança?

Primeiramente, seja cortês e tente orientá-la a seguir as normas de biossegurança. A proteção coletiva é responsabilidade de cada indivíduo.

Persistindo a situação, comunique ao responsável mais acessível – professor(a) da disciplina, coordenador(a) do curso, servidor(a) técnico-administrativo (a) – ou à direção da unidade – para que as providências sejam tomadas.

A Ouvidoria do IFB também está à disposição para acolher sugestões, elogios e reclamações.

Quais os procedimentos para casos suspeitos  da Covid-19?

Nos casos suspeitos de contágio ou confirmados por testagem, recomenda-se procurar um médico e seguir as orientações médicas.

registrado em: