Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Dúvidas sobre o Passe Estudantil? Veja como proceder!

Dúvidas sobre o Passe Estudantil? Veja como proceder!

Criado: Segunda, 05 de Setembro de 2022, 16h26 | Publicado: Segunda, 05 de Setembro de 2022, 16h26 | Última atualização em Quinta, 09 de Março de 2023, 09h16 | Acessos: 9705
imagem sem descrição.

O Instituto Federal de Brasília (IFB) retoma as aulas presenciais na próxima segunda, 12 de setembro, e muitas são as dúvidas dos alunos sobre como proceder para fazer a solicitação do Passe Estudantil.

O Passe Livre é uma política pública desenvolvida no âmbito do DF e normatizada pela Lei  Nº 4.462/10. Essa lei dispõe sobre o passe livre estudantil nas modalidades de transporte público coletivo, sendo gratuito, portanto, o acesso às linhas do serviço básico de transporte público coletivo de passageiro. O benefício é concedido aos estudantes de cursos com carga igual ou superior a 200 (duzentas) horas-aula referentes ao ensino superior, médio e fundamental, bem como cursos técnicos e profissionalizantes.

A diretora de Políticas Estudantis da pró-reitoria de Ensino do IFB, Ana Luisa Knop, explica o procedimento para realizar a solicitação do passe livre estudantil. “O estudante do IFB poderá emitir sua declaração para passe estudantil no Portal do Estudante ou fazer a solicitação de sua declaração na Coordenação de Registro Acadêmico do campus”, detalhou.

Com a declaração para passe estudantil em mão, o próximo passo é o cadastro no site do Passe Livre (mobilidade.brb.com.br/passelivre) ou em qualquer um dos postos com atendimento especializado no PLE. Para a realização do cadastro, também serão necessários os seguintes documentos: foto 3×4 colorida, comprovante de residência, RG ou certidão de nascimento e CPF. O prazo para entrega do cartão é de até 20 dias úteis após o cadastro.

Se você veio de outra instituição para o IFB ou estuda em mais de uma instituição, verifique se colocou o IFB como instituição principal no seu cadastro.

CONFIRA ABAIXO ALGUMAS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE O TEMA.

Qual setor do campus o aluno deve procurar para mais informações? Existe algum e-mail/telefone para entrar em contato e sanar dúvidas?

O aluno pode acompanhar o envio da frequência de sua instituição de ensino por meio do seu perfil no site do Passe Livre, sendo possível ver as últimas listas de frequência enviadas, no Menu “Minha Frequência”. No site mobilidade.brb.com.br, também é possível obter ajuda por meio da Central de Atendimento, no telefone 3120-9500.

Caso você identifique alguma inconsistência em relação à sua frequência, você poderá entrar em contato com o a coordenação de registro Acadêmico do campus em que está matriculado, pois este é o setor responsável por encaminhar mensalmente a lista dos estudantes aptos a terem o direito ao Passe Livre Estudantil.

Como fazer a emissão do cartão Passe Estudantil? É possível fazer de maneira remota ou apenas presencialmente?

Quando o seu cadastro for aprovado no site do Passe Livre, você receberá um e-mail informando a data e local para retirada do cartão.

Precisa pagar pela emissão do cartão?

Não precisa pagar pela emissão da 1ª via do cartão.

Se você é aluno do IFB e já tem o cartão, fique atento:

No início de cada semestre, o estudante deverá apresentar o cartão por 2X consecutivas no validador para acessar o transporte público.

Na primeira apresentação, são transferidas ao cartão as informações de liberação do benefício para o semestre, como, por exemplo, data de início e fim do calendário acadêmico. Na segunda apresentação, será liberado o acesso à catraca do transporte.

Se mesmo assim o cartão não funcionar, sugerimos que peça apoio na Central de Atendimento BRB Mobilidade – 3120-9500.

registrado em: