Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Chamada pública de Projeto de Pesquisa-Extensão: Presença Africana no DF
Início do conteúdo da página

Chamada pública de Projeto de Pesquisa-Extensão: Presença Africana no DF

Criado: Terça, 07 de Junho de 2022, 09h32 | Publicado: Terça, 07 de Junho de 2022, 09h32 | Última atualização em Quarta, 08 de Junho de 2022, 09h38 | Acessos: 968

O grupo de pesquisa-extensão “Presença Africana no Distrito Federal” está com chamada aberta para novos membros. Serão 10 vagas disponíveis, sendo seis para os alunos do Ensino Médio e seis de Graduação. As inscrições estão abertas para alunos do Instituto Federal de Brasília e da Universidade de Brasília.

O projeto de pesquisa-extensão tenciona rever as abordagens históricas que têm dominado a sociedade e muitas vezes ocultado as experiências das mulheres de origem africana no Distrito Federal. Sabe-se que há muitas africanas vivendo em diferentes regiões administrativas do DF e atuando, por exemplo, como trançadeiras, estilistas, integrantes de embaixadas, empresárias, trabalhadoras autônomas e estudantes. Esse constante processo de reconstrução identitária, de mulheres e, também, de homens africanos em situação diaspórica, organiza-se em torno de um paradigma inclusivo, integrador, e, simultaneamente, exclusivo e discriminatório, pelo racismo anti-negro e anti-africano, existentes no Brasil.

Em atenção a lei 10.639/2003, que torna obrigatório o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e africana, e desdobra-se na lei 11.645/2008, busca-se desfazer os silêncios sobre a história das Áfricas. É, portanto, um projeto que propõe novas abordagens interpretativas sobre a presença das africanas no Distrito Federal, a partir de pressupostos não-eurocêntricos.

Em vista disso, partindo da realidade local, propõe-se estimular os estudantes do IFB e da UnB, em contato com a comunidade africana do Distrito Federal, a produzir material audiovisual e impresso que tragam à tona vozes invisibilizadas na história de Brasília e do Distrito Federal. Pretende-se demarcar as experiências de mulheres dos países africanos de língua portuguesa no Distrito Federal.

São responsáveis pelo projeto, as professoras do IFB Campus Brasília Dayane Augusta e Lajara Janaina, do IFB Campus Estrutural Carolina Soares e Renata Jesus, e da UnB Renata Melo . 

O projeto oferecerá certificação.

 

Período de inscrições: 10/06 a 20/06/2022 

A inscrição deverá ser realizada por meio de formulário.

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO

-       Estar regularmente matriculado no Ensino Médio e na Graduação do IFB e da UnB

-       Ter interesse no trabalho com a temática afro-brasileira e africana

-       Carta de apresentação com demonstração de interesse

 

 

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

FASE

DATA PREVISTA

Lançamento da chamada pública

06/06 a 10/06

Submissão de propostas

10/06 - 20/06

Resultado final

30/06

 

 

* Havendo maior número de inscrições, o critério de desempate será realizado por meio de entrevista, realizadas entre os dias 27/06 e 28/06

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página