Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > IFB fica entre os 15 finalistas no Prêmio do Movimento LED

IFB fica entre os 15 finalistas no Prêmio do Movimento LED

Criado: Segunda, 25 de Julho de 2022, 15h18 | Publicado: Segunda, 25 de Julho de 2022, 15h18 | Última atualização em Segunda, 25 de Julho de 2022, 15h19 | Acessos: 240

Dentre 3400 projetos do país inteiro, o projeto “IFB em Transição” ficou entre os 15 finalistas no Prêmio LED, categoria Educação Profissional ou Técnica. O grupo é formado por estudantes e professores do curso Técnico em Eventos do IFB Campus Brasília e surgiu em 2017.

O “IFB em Transição” passou por três etapas antes de chegar à fase final: submissão do projeto, entrevista e auditoria.  Os critérios para seleção dos finalistas foram inovação, impacto e replicabilidade.

O Prêmio do Movimento LED – Luz na Educação destaca iniciativas que estão inovando no setor educacional e que promovem transformações reais que impulsionam novas formas de ensinar e aprender. “Este projeto se propõe a transformar a educação. Somos um grupo de docentes do ensino médio que se juntou para questionar alguns processos, como a seriação (divisão de alunos por turma, série e ano), os conteúdos e disciplinas em sala de aula que não têm nenhuma relação com o que o aluno tem interesse ou com a história dele. Usamos ferramentas como a tutoria, oficinas com temas escolhidos pelos estudantes, e também trabalhamos com projetos de pesquisa”, detalhou Alice Watson, docente do campus.

A proposta do projeto é que “neste processo seja permitido que os estudantes façam escolhas e se constituam como sujeitos ativos de suas aprendizagens, que ocorrem por processos significativos, nos quais a memorização mecânica não desempenha papel central”.

Além disso, “com a metodologia baseada em projetos, o educador passa a ter o papel de provocador de aprendizagens, e estas partem do que os estudantes querem aprender, do que já sabem sobre o assunto, do que precisam aprofundar para executar aquela proposta e do que é necessário para isso (quem, quando e como), criando, assim, a base para o desenvolvimento da autonomia, pré-requisito para avançar no curso. Capacidade crítica e investigativa de levantar questões, formular hipóteses, planejar atividades e prever a duração das tarefas são algumas das competências estimuladas por esta metodologia, induzindo o educando a resolver problemas reais dentro da sua realidade social”.

Para saber mais sobre o projeto, clique AQUI.

registrado em: