Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Estudantes concluintes dos campi Brasília, Gama, Riacho Fundo e Taguatinga participarão do Enade em 2022

Criado: Quinta, 28 de Julho de 2022, 15h18 | Publicado: Quinta, 28 de Julho de 2022, 15h18 | Última atualização em Quinta, 28 de Julho de 2022, 15h19 | Acessos: 769

O Enade, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, é uma prova aplicada anualmente pelo INEP com o objetivo de avaliar o rendimento dos estudantes concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares ou no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, às competências e habilidades requeridas para o exercício da atividade profissional e aos temas pertinentes à realidade atual do Brasil e do mundo.

No contexto do SINAES, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o desempenho dos estudantes no Enade também é utilizado para a avaliação dos cursos de graduação e para produção de indicadores educacionais, constituindo-se como importante política pública para a indução de qualidade na Educação Superior do país. É por essa razão que a Lei 10.861 de 2004 estabelece o Enade como componente curricular obrigatório para colação de grau e obtenção do diploma.

Neste ano de 2022, foram selecionados para participar do ENADE os estudantes ingressantes e concluintes de seis cursos superiores do IFB: Tecnologia em Gestão Pública e Tecnologia em Processos Gerenciais, ambos do IFB Campus Brasília, Tecnologia em Logística e Bacharelado em Administração, ofertados pelo IFB Campus Gama, Tecnologia em Gastronomia, do IFB Campus Riacho Fundo, e Tecnologia em Design de Moda, do IFB Campus Taguatinga.

Os estudantes ingressantes inscritos ficarão dispensados da participação no Enade 2022, tendo sua situação de regularidade atribuída pelo INEP.

Os estudantes concluintes inscritos deverão responder ao Questionário do Estudante e fazer a prova do Enade, com aplicação prevista para o dia 27 de novembro de 2022. Atendendo a essas duas condições, os concluintes ficarão regulares perante o Enade e estarão aptos a colar grau e a obter o diploma.

Pelo edital do Enade, são considerados concluintes dos cursos de Tecnologia dois perfis:

• 1º) aqueles que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária do currículo do curso e não tenham colado grau até o dia 31/08, ou
  • 2º) aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2022.

Já para os cursos de Bacharelado, também são considerados concluintes dois perfis:

• 1º) aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária do currículo do curso e não tenham colado grau até o dia 31/08, ou
  • 2º) aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2023.

Antes da prova, os estudantes concluintes inscritos pela Coordenação de Curso devem acessar o sistema Enade no site: enade.inep.gov.br, com o login do Sou.Gov (que pode ser obtido em: sso.acesso.gov.br) e preencher o Questionário do Estudante, além de poderem solicitar atendimento especializado para prova e tratamento pelo nome social.

Acesse aqui o Edital do Enade 2022.

registrado em: