10 Universidades de Andaluzia (Espanha) oferecem vagas de mestrado para graduados brasileiros
O escritório de educação da Embaixada da Espanha no Brasil informa que, de 9 a 27 de janeiro de 2023, está aberto o prazo para graduados brasileiros se inscreverem nos programas de mestrados disponibilizados pelas 10 universidades públicas de Andaluzia (Espanha). Esta ação é denominada de Fase de extranjeros.
As universidades são:
- Universidad de Almería;
- Universidad de Jaén;
- Universidad de Cádiz;
- Universidad de Málaga;
- Universidad de Córdoba
- Universidad de Sevilla;
- Universidad de Granada;
- Universidad Pablo DeOlavide;
- Universidad de Huelva;
- Universidad Internacional de Andalucía.
Na grande maioria dos mestrados oferecidos não é preciso ter a revalidação do diploma de graduação brasileira, sendo requerido apenas um diploma brasileiro de graduação válido.
O catálogo de mestrados oferecidos está disponível em https://www.juntadeandalucia.es/economiaconocimientoempresasyuniversidad/sguit/?q=masteres&d=mo_catalogo_top.php. Ao fazer a busca, o interessado deverá procurar a informação Fase de extranjeros.
Informações relevantes
- A maioria dos mestrados são de um ano letivo (60 créditos ECTS), existindo alguns de um ano e médio (90 ECTS) ou de dois anos (120 ECTS).
- O valor da matrícula é de aproximadamente de 820 Euros por ano letivo (aproximadamente R$ 4.600,00 pelo ano letivo, sendo possível o parcelamento).
- Os brasileiros que possuírem dupla nacionalidade espanhola ou de outro país da União Europeia, podem solicitar bolsa de estudos para o Ministério de Educação Espanhol (Beca de Educación). As informações sobre as Becas de Educación encontram-se disponíveis em https://www.becaseducacion.gob.es/becas-y-ayudas/universidad-grado-master/tipos-de-becas.html.
- Para os mestrados com uma duração superior a um ano (mestrados de um ano e médio ou de dois anos), os estudantes com boa qualificação no primeiro ano, independente da sua nacionalidade, poderão solicitar a bonificação de matrícula da Junta de Andalucía (Governo Regional de Andaluzia). Os bons estudantes podem ser dispensados do pagamento da matrícula do segundo ano. As informações sobre a bonificação de matrícula encontram-se em https://www.juntadeandalucia.es/organismos/universidadinvestigacioneinnovacion/areas/universidad/talento/paginas/guia-99.html.
- Existem outras bolsas e auxílios das próprias Universidades Públicas de Andalucía (Espanha). Essas informações podem ser consultadas nas páginas das universidades https://www.juntadeandalucia.es/organismos/universidadinvestigacioneinnovacion/areas/universidad/titulaciones/paginas/universidades-andaluzas.html.
- Os estudantes que fazem mestrado nas universidades na Espanha podem participar do programa ERASMUS+, o que permite realizar uma estância com bolsa em outra universidade da União Europeia ou do mundo.
- Para fazer um mestrado oficial os brasileiros precisarão de visto de estudos ou de autorização de permanência para estudos. Mais informações sobre essa questão podem ser acessadas em https://www.educacionyfp.gob.es/brasil/pt_BR/estudiar/en-espana/visados.html.
- Os brasileiros com dupla nacionalidade espanhola ou de outro país da União Europeia não precisam visto de estudos para realizar o mestrado na Espanha.
- Os brasileiros com visto de estudo ou autorização de permanência para estudos podem trabalhar legalmente até 30 horas semanais sempre que compatíveis com os estudos. Os brasileiros com dupla nacionalidade espanhola ou de outro país da União Europeia não estão limitados ao regime de trabalho de 30 horas semanais.
Redes Sociais