Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Revalidação do Ensino Médio para acesso a graduação nas Universidades na Andaluzia (Espanha)
Início do conteúdo da página

Revalidação do Ensino Médio para acesso a graduação nas Universidades na Andaluzia (Espanha)

Criado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2023, 15h04 | Publicado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2023, 15h04 | Última atualização em Quarta, 15 de Fevereiro de 2023, 15h04 | Acessos: 828

A equipe do Escritório de Educação da Embaixada da Espanha informa que, em março de 2023, abrirá o período de inscrição para que estudantes brasileiros com Ensino Médio possam se inscrever em cursos de graduação nas 10 universidades públicas da Andaluzia (Espanha). O diploma de ensino médio permite o acesso a alguns cursos de graduação sem a necessidade de ENEM ou vestibular, sendo necessária apenas a revalidação do diploma de Ensino Médio.

Todas as informações relacionadas a essa questão podem ser encontradas aqui.

A revalidação do Ensino Médio pelo "Bachillerato" espanhol é um procedimento relativamente simples que pode ser realizado no Brasil, no Escritório de Educação da Embaixada da Espanha. Aqueles estudantes interessados em participar da fase de estrangeiros para graduação nas Universidades na Andaluzia podem dar início ao processo de revalidação do Ensino Médio.

Material Complementar

  • Resumo em português do processo de revalidação no Escritório de Educação da Embaixada da Espanha (clique aqui).
  • Manuais e vídeos do processo de cadastro e solicitação da revalidação (clique aqui).
  • O catálogo de cursos oferecidos nesta fase de estrangeiros e a nota média no Ensino Médio requerida o ano passado (clique aqui).
  • O valor da matrícula é aproximadamente de 800 Euros por ano letivo (cerca de R$ 4.500,00 por todo o ano letivo, podendo ser parcelado);
  • Na Andaluzia os estudantes com boas qualificações no primeiro ano e seguintes, independentemente da sua nacionalidade, poderão solicitar a "bonificação da matrícula" da Junta de Andalucía (Governo regional de Andaluzia), o qual supõe na prática que os bons estudantes não pagam a matrícula a partir do segundo ano. Mais informações sobre a bonificação de matrícula aqui.
  • Existem outras bolsas e ajudas próprias das Universidades Públicas na Andaluzia (Espanha) (clique aqui), que podem ser consultadas nas páginas das universidades.
  • Os estudantes que fazem graduação nas universidades na Espanha podem participar dos programas:

ERASMUS+, o que permite realizar uma estadia com bolsa em outra universidade da União Europeia.

SICUE, o que permite realizar uma estadia em outra universidade na Espanha.

  • Os brasileiros que possuam a nacionalidade espanhola ou de outro país da União Europeia não precisam de visto de estudos para realizar a graduação. 


Qualquer esclarecimento sobre o processo de inscrição ou sobre a graduação nas universidades de Andaluzia podem ser fornecidas pelos correspondentes dos escritórios das universidades (clique aqui) ou por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

registrado em:
Fim do conteúdo da página