Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Realidade precária do transporte público no DF mobiliza estudantes do IFB

Realidade precária do transporte público no DF mobiliza estudantes do IFB

Criado: Segunda, 03 de Abril de 2023, 12h09 | Publicado: Segunda, 03 de Abril de 2023, 12h09 | Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2023, 15h27 | Acessos: 836
Os estudantes do Instituto Federal de Brasília compareceram, no dia 3 de abril, segunda-feira, na audiência pública realizada na Câmara Legislativa no Distrito Federal sobre o transporte público da cidade.
Entre os principais temas relacionados à questão da mobilidade urbana no Distrito Federal, foram levantados aspectos estruturantes, como qualidade na prestação do serviço público; transparência no uso dos recursos públicos; restrição à vida cultural do cidadão, impactando no lazer e no entretenimento da população; e planejamento urbano voltado apenas para uso individual.

Audiência Pública
A Mesa da Audiência Pública foi formada pelos parlamentares Max Maciel, Fábio Felix e por representantes dos estudantes em defesa do Passe Livre. Representando o IFB, a reitora Luciana Massukado e Lucas Carvalho, representante dos estudantes no Conselho Superior.

O deputado Fábio Felix (Psol) defendeu a transparência dos recursos e subsídios ao transporte público e ressaltou a necessidade de se rever o modelo no DF.

O deputado Max Maciel (Psol) elogiou a presença dos estudantes do IFB, também colocou a questão do passe livre, inclusive no período de férias. "O estudante precisa transitar pela cidade e conhecer os espaços culturais. Férias não significa que este estudante vai hibernar na sua região", declarou.

A reitora do IFB, Luciana Massukado, agradeceu pela iniciativa e valorizou a presença dos estudantes na audiência. "A aula hoje é aqui na Câmara Legislativa e esse encontro é de alta importância. O problema do transporte público afeta nosso movimento nos campi, inclusive a evasão escolar. Precisamos de novas linhas que levem os estudantes aos campi e adequação de horários. Por fim, defendo a necessidade do passe livre 365 dias por ano, sem constrangimento para circular pela cidade", ressaltou.

O Chefe da Secretaria do Gabinete da Reitoria da UnB, Paulo César, também esteve presente, reforçando a preocupação dos parlamentares distritais em relação a esta pauta.

Com a palavra: O Estudante do IFB

"É desafiador meu dia a dia porque moro na Ceilândia e vou para Planaltina para estudar. Depois ainda vou para o Hospital de Base para o meu trabalho. Essa realidade precária traz o aumento do absenteísmo e do baixo quórum do Campus, isso em uma instituição de excelente ensino. Fica perceptível a baixa qualidade e condições em Planaltina sobre a questão, só tem ônibus em horários muito específicos."
Luiz Henrique, estudante de Biologia do Campus Planaltina

"Vários assuntos me trouxeram aqui, como a importância da faixa de pedestre, construção de calçadas, falta de linhas de ônibus, segurança, iluminação e deslocamentos como pedestres. Esses assuntos que afetam diretamente a nossa vida como estudantes. Tivemos problemas em relação ao passe livre e à violência, porque nós sentimos ameaçados no percurso de casa ao campus".
Ywilla Azevedo, estudante do curso Técnico em Segurança do Trabalho Campus Ceilândia

"Moro em Águas Lindas, então estou na audiência para discutir sobre o transporte interestadual. A melhor opção de estudo que encontrei foi me deslocar para o DF. Por que não pensarmos no passe livre para estudantes do entorno? Os ônibus todos os dias quebram e a frota não tem capacidade de atender a população."
Fabrício Barbosa, estudante de Eletromecânica do Campus Taguatinga

Encaminhamentos
Ao final da audiência, o compromisso dos parlamentares foi reforçado no sentido de combater as barreiras que afetam o transporte público no DF.
Além de tornar efetivo o direito do cidadão de se locomover, ficou bem clara a necessidade de que os estudantes precisam frequentar bibliotecas, teatros e outras atividades que mudam a atual lógica do passe livre estudantil. Ou seja, pensar na formulação das diretrizes do acesso público tendo como propósito a garantia do direito à cidadania desses jovens.

Na Audiência Pública foi mencionada ainda a importância da Secretaria de Mobilidade do DF, da participação do Ministério Público e da responsabilidade das empresas de transporte público do DF.

Estiveram presentes diretores e estudantes dos campi dos campi do IFB em Brasília, Ceilândia, Gama, Estrutural, Planaltina, São Sebastião, Recanto das Emas, Riacho Fundo e Taguatinga.

Quem quiser contribuir com a pauta do Transporte Público, ainda é possível acessar o formulário e dar sua opinião AQUI.

registrado em: