Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Intercambistas do IFB retornam do exterior com histórias e planos para o futuro

Intercambistas do IFB retornam do exterior com histórias e planos para o futuro

Criado: Segunda, 03 de Abril de 2023, 12h33 | Publicado: Segunda, 03 de Abril de 2023, 12h33 | Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2023, 12h33 | Acessos: 1231

Estudantes do IFB estão tendo a oportunidade de fazer intercâmbio no exterior e voltarem ao Brasil com novas perspectivas profissionais. Hoje, vamos contar as histórias de Bruna, Lucas e Felix.

Bruna Caroliny e Lucas Bombardi voltaram de Portugal recentemente e têm muitas histórias para contar, além de novos planos profissionais para o futuro. Eles são estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB) e passaram cinco meses no Instituto Politécnico de Santarém.

Bruna é aluna de Pedagogia do IFB Campus São Sebastião e foi selecionada através de um edital de mobilidade acadêmica aberto pelo IFB que tinha como pré-requisitos carta de recomendação e motivação, número de projetos de pesquisa, ensino e extensão no IFB e número de projetos e ações institucionais no IFB.

Ela explica que esta foi sua primeira experiência acadêmica fora do Brasil. “Foi um momento incrível de muitas aprendizagens e novas vivências. Considero o ponto mais memorável a apresentação e desenvolvimento do meu trabalho de conclusão de curso, que construí através de experiências e pesquisas que fiz lá. Os estudos pareciam com o Brasil em determinados pontos, mas no geral foi desafiador”, disse.

Para o futuro, ela pretende continuar estudando e se especializar na área de sua formação. “O ensino do IFB foi o diferencial para minha aprovação, através do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão eu pude participar de projetos, monitorias e pesquisas que foram impulsores para a minha aprovação”, detalhou.

Já Lucas, aluno de Licenciatura em Biologia do IFB Campus Planaltina, acredita que sua experiência no exterior foi única. “Adaptar-se a uma cultura totalmente diferente, conhecer pessoas de diversos países, levar um pouco da nossa cultura para outro país. Garanto que foi algo diferente de tudo que já fiz até hoje. De todas as vivências do intercâmbio, duas me marcaram mais: ser levado à Bélgica pelo Instituto Politécnico de Santarém para participar de um projeto de educação social para jovens e ter participado da elaboração de merchandising da instituição, propondo kits de utensílios reutilizáveis para alunos que compravam o jantar na cantina”, explicou.

O curso feito por ele foi de Educação Ambiental e Turismo da Natureza. “Os conteúdos de biologia abordados não eram tão aprofundados ao que eu estou acostumado. Isso permitiu que eu contribuísse à aula com comentários sobre o tema, enquanto aprendia sobre um conteúdo que também complementava o que eu já vinha estudando. Houve uma troca muito interessante, com essa experiência me sinto confiante para dar continuidade na carreira acadêmica fora do Brasil, se for o caso ”, relatou.

A contribuição do IFB no processo de intercâmbio foi essencial, conforme o estudante. “Desde meu primeiro semestre no IFB eu me envolvi em diversas atividades extracurriculares, como monitorias, projetos de pesquisa com bolsa, organização de eventos e mais. Essa foi a maior contribuição: me colocar em contato com diferentes fontes de conhecimento, permitindo que eu ampliasse minha bagagem cultural e profissional”, finalizou.

EUA

Felix Damasceno está fazendo seu intercâmbio no Northampton Community College, cidade de Bethlehem, que fica na Pensilvânia (EUA). Ele embarcou em julho de 2022 e retorna ao Brasil em 15 de maio. O estudante de Letras Inglês do IFB Campus Riacho Fundo nunca tinha morado no exterior antes.

“A experiência está sendo agradável, os arredores são calmos e me sinto confortável e seguro aqui. O que eu vivi de mais memorável é a chance de viajar para diversos locais conhecidos, como por exemplo Nova Iorque, para realizar atividades do programa e do clube para estudantes”, disse o aluno.

Segundo ele, a cultura local é excelente, o lugar é calmo e as pessoas são respeitosas e amigáveis. “O estudo é diferente e a carga é mais pesada se compararmos com o Brasil, mas o conhecimento adquirido é tão valioso quanto o daí”, relatou.  Felix explica que agora tem duas paixões: ensino de inglês e educação infantil. “Minha carreira profissional alavancou muito, pois tenho muitas referências e experiências em meu currículo e sinto que muitas portas se abrirão para mim. Meus planos para o futuro são terminar meu curso no IFB e fazer um mestrado nos Estados Unidos”, afirmou.

O intercambista foi selecionado através de edital lançado no site do IFB. “A Assessoria Internacional me acompanhou primeiramente com os documentos pedidos pelo processo. Logo mais, a Embaixada dos Estados Unidos analisou minha candidatura e me chamou para participar de uma entrevista, o que me garantiu estar entre os top 9 do Brasil, depois dessa notícia minha candidatura foi analisada pelo Departamento de Estado de Washignton e pela Northen Virginia Community College. Com a aprovação deles, estava mais perto de ser parte do Community College Initiative, e o último passo foi a orientação e entrevista de visto que garantiu minha vaga como participante do programa”, detalhou.

Ele acredita que o ensino do IFB o moldou para ser o estudante e profissional apto para ser aprovado no intercâmbio. “Utilizo muito do que aprendi na faculdade aqui por ter conteúdos semelhantes. Sinto que tive uma base forte que me ajudou a alavancar meus estudos aqui nos Estados Unidos”, disse.

registrado em: