Estudantes do IFB participam da 2ª fase da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais
Os estudantes dos cursos técnicos do ensino médio integrado (EMI) Henno Rafael da Silva Passos (Hospedagem – IFB Campus Riacho Fundo), Joel Dutra Lima (Eletromecânica – IFB Campus Taguatinga), Natália Sousa Maciel (Manutenção Automotiva – IFB Campus Estrutural) participam da 2ª fase da Olimpíada Matemática das Instituições Federais (OMIF), que acontece no Instituto Federal do Ceará – IFCE Campus Fortaleza, de 19 a 21 de maio.
Em decorrência da pandemia, a 1ª fase da V OMIF ocorreu em novembro de 2022 nos campi da rede federal inscritos no evento. Foi aplicada uma prova objetiva com supervisão das coordenações locais, e os estudantes com o melhor desempenho foram selecionados para a próxima etapa.
A 2ª fase acontece durante um evento acadêmico que conta com palestras, rodas de conversa, oficinas e atividades culturais, para que, além da competição, os estudantes possam explorar suas potencialidades de aprendizagem e conhecimento. Os professores e coordenadores do IFB, Alessandra Kreutz (IFB Campus Taguatinga) e Thafarel Teixeira Rodrigues da Costa do (IFB Campus Riacho Fundo), também foram convidados a participar do evento como aplicadores e corretores das provas da segunda fase e acompanham os alunos na viagem.
A prova será realizada nesta sexta-feira, dia 19, às 14h, e os alunos premiados receberão as medalhas no encerramento do evento, dia 21 de maio.
Sobre a OMIF
A ideia de criar uma Olimpíada de Matemática da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica surgiu de um projeto de extensão coordenado pelos professores Renato Machado Pereira e Manuel Messias da Silva, do Instituto Federal Sul de Minas, que visava desenvolver aulas, materiais didáticos e monitorias que auxiliassem os alunos em campeonatos de matemática como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O projeto foi criado em 2018, no Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa, em uma parceria entre o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSul de Minas) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
A proposta do projeto é estimular o interesse pela Matemática nos alunos do ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio das instituições da Rede Federal, aproximando-os com um propósito em comum: aprender a gostar da matemática.
Mais informações sobre o evento e a programação podem ser encontradas no site oficial da OMIF: https://omif.com.br/.
Redes Sociais