Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Saúde Visual no IFB: exames e óculos de graça para estudantes

Saúde Visual no IFB: exames e óculos de graça para estudantes

Criado: Quarta, 21 de Junho de 2023, 16h40 | Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2023, 16h40 | Última atualização em Quarta, 21 de Junho de 2023, 17h46 | Acessos: 2739

Durante toda esta semana, estudantes dos dez campi do Instituto Federal de Brasília podem realizar exames de vista gratuitos e ganhar um par de óculos novo, por meio do projeto “Ação saúde visual: um caminho para inclusão produtiva dos Jovens do Distrito Federal”, promovido pela ONG Renovatio.

Importante destacar que o projeto está atendendo estudantes no IFB, de 15 a 29 anos. Os estudantes menores de idade precisam apresentar uma autorização dos responsáveis (clique aqui). A equipe de atendimento da ONG pode orientar em relação a essa e qualquer outra dúvida nos campi.

Triagem

Primeiro é feito um cadastro socioeconômico (clique aqui), depois o estudante vem pra triagem para aferir a vista. O aluno que vê bem já é liberado; o que tem alguma dificuldade identificada pelos técnicos segue para a consulta.

Sala de Assistência

Com a pupila dilatada pelos técnicos oftalmológicos, o estudante passa pelo exame no equipamento chamado Autorefrator. Esse equipamento identifica casos de Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo. Depois é feito o exame de Retinografia, por meio do qual é possível identificar doenças genéticas como o Glaucoma.

Consulta oftalmológica

O atendimento acontece em um ônibus com dois consultórios e, por fim, os estudantes passam pelo oftalmologista com os resultados, momento em que são feitos outros exames mais apurados.

Confira a programação no seu campus

TRIAGEM – 1ª etapa

19/6 – IFB Recanto das Emas

20/6 – IFB Gama

22/6 – IFB Samambaia

23/6 – IFB Taguatinga

CONSULTAS (ônibus) – 2ª etapa

19/6 – Ced 01 Estrutural

20/6 – IFB Riacho fundo

22/6 – IFB Gama

23/6 – IFB Taguatinga

Devido à ação, os campi estão disponibilizando duas salas para atendimento e organização administrativa e um espaço no estacionamento para o ônibus com consultório de atendimento e equipamentos de consulta, após a triagem.

Saúde Visual no IFB Campus Taguatinga (21 de junho)

Elisa Dias, estudante de Ciências da Computação do IFB Campus Taguatinga, fez o exame de triagem e elogiou a proposta.

"Uso óculos e o meu caso é mais pra descanso da visão.  Fico muito tempo no computador em telas, entre celular e monitores até por conta da área, e a vista precisa desse cuidado. A iniciativa é ótima; na minha turma tenho muitos colegas que também vão participar do exame"

Vinícius Medeiros do Nascimento, colaborador da ONG Renovatio, reforçou o trabalho da equipe no IFB. "Estamos preocupados em atender os estudantes; o importante é melhorar sua condição visual e, quando for necessário, receber óculos novos apropriados para sua dificuldade".

Estudantes do curso de Ensino Médio integrado, Diego Humberto, 15 anos, e Fábio Miguel da Ora, 15 anos, trouxeram a autorização dos pais e já fizeram os exames.

"Tenho miopia e estou com expectativa de ganhar um par de óculos novo", afirmou animado Fábio.

O diretor do campus, Leonardo Leodido, deu mais algumas informações: "Esperamos que nos próximos dias os estudantes dos cursos superiores e subsequentes participem da ação. Também foi aberta a possibilidade para familiares e comunidade próxima aos campi.

ONG Renovatio: @ongrenovatio

A ONG Renovatio atendeu cerca de 15 mil estudantes em 2022. Para este ano, a iniciativa pretende chegar a 20 mil estudantes em escolas públicas e comunidades.

O projeto "Ação saúde visual: um caminho para inclusão produtiva dos Jovens do Distrito Federal” tem como foco ser uma ação preventiva para a realização de exames oftalmológicos de estudantes entre 15 e 29 anos.

Tem por finalidade identificar patologias da visão e providenciar óculos quando for o caso. Também atua na prevenção e, se for diagnosticada em algum jovem a necessidade de tratamento prolongado e/ou cirurgia, este será encaminhado à Secretaria de Saúde local para atendimento.

registrado em: