Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Estudantes do IFB participam da I Semana Brasileira de Educação Midiática

Estudantes do IFB participam da I Semana Brasileira de Educação Midiática

Criado: Terça, 24 de Outubro de 2023, 16h11 | Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2023, 16h11 | Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2023, 14h35 | Acessos: 187

No dia 23 de outubro, ocorreu o primeiro dia da I Semana Brasileira de Educação Midiática, evento que contou em sua abertura com a presença de professores e estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB), em apoio às iniciativas da Coordenação de Políticas Digitais da Presidência da República. Durante a Semana, que acontece até o dia 27/10, todos os educadores são convidados a realizar atividades de educação midiática no país — inclusive ainda há tempo de inscrever sua atividade clicando aqui.

Na programação agendada no IFB, serão realizadas duas ações especiais de educação midiática com participação de cerca de 60 estudantes de turmas do ensino médio do IFB Campus Brasília, em parceria com professores da Faculdade de Comunicação da UnB. No dia 24/10, às 14 horas, uma oficina temática sobre possíveis propostas em educação midiática pelos jovens da turma das professoras Patrícia Albuquerque e Lidianne Dias, organizada pelo projeto Educom.com, sob a orientação da professora Mariana Ferreira Lopes (FAC/ UnB), e, no dia 25/10, a coordenadora de extensão e professora Alice Watson vai reunir os estudantes para a atividade de letramento midiático com a professora Carina Flexor (FAC/ UnB), do projeto Letransmidia, Rede de Pesquisa em Narrativas Midiáticas e Práticas Sociais.

Abertura da I Semana Brasileira de Educação Midiática

Na abertura do evento que aconteceu no dia 23/10 no auditório do Palácio do Planalto, das 14h às 17h, promovido pela Secom sobre a I Semana Brasileira de Educação Midiática, o Secretário de Políticas Digitais/PR, João Brant, e a coordenadora de Políticas de Educação Midiática, Mariana Filizola, fizeram um registro fotográfico com os estudantes do IFB e as professoras, em um marco histórico do projeto pioneiro de Educação Midiática na Rede Federal  Científica e Tecnológica.

Estiveram presentes pelo Instituto na solenidade as professoras Patrícia Albuquerque de Lima e Rafaela Caetano; Renata Monteiro, Relações Públicas, e os estudantes Emanuelly da Silva Mourão, Lis Borba Mattoso, Letícia Maria de Sá Sales, Brenda dos Santos Carvalho, Guilherme Pereira dos Santos e Ivan de Araújo Melo.

Visita às emissoras TV Record e TV Brasil

Na semana passada, dia 19 de outubro, em mais uma agenda de Educação Midiática, a turma com mais de 30 estudantes do IFB Campus Brasília e as professoras Patrícia Albuquerque e Lidianne Dias visitaram duas emissoras em Brasília, TV Record e TV Brasil, em uma proposta sobre "Leitura e Crítica de Mídia", diante do processo midiático convencional e levando em conta as diferentes perspectivas de jornalismo, em emissoras privadas e públicas. Os estudantes da turma do IFB Campus Brasília também receberam um lanche e um kit na TV Record e puderam acompanhar a gravação de um programa veiculado na TV Brasil para a região do Norte do país.

Todos gostaram muito da visita e demonstraram grande entusiasmo em conhecer os bastidores das emissoras, os estúdios, os apresentadores e os produtores.  Na ocasião, os extensionistas da Faculdade de Comunicação UnB, Luiggi Fontenelle e Isabela Valenza, acompanharam a turma e propuseram dinâmicas de aprendizado pedagógico e comunicacional.

"A ideia é desenvolver nos estudantes habilidades e competências críticas para que possam se empoderar e percorrer com mais segurança o mundo informacional ao seu redor", explica a professora Patrícia Albuquerque, IFB Campus Brasília.

registrado em: