Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Pesquisa de avaliação de egressos do IFB

Pesquisa de avaliação de egressos do IFB

Criado: Segunda, 20 de Novembro de 2023, 07h34 | Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2023, 07h34 | Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2023, 07h35 | Acessos: 491

A jornada profissional dos formados e certificados (egressos) do Instituto Federal de Brasília (IFB) é a razão da criação da pesquisa de avaliação de egressos do IFB (disponibilizado em redes sociais – Ingressando no Futuro).

A pesquisa piloto, coordenada pelo professor de Sociologia Jonas Bertucci, do IFB Campus São Sebastião, teve início em 2019 com o grupo de pesquisa Cultura, Trabalho e Pensamento Social (CTPS). De acordo com o pesquisador, foi desenvolvida uma metodologia própria de avaliação de egressos da educação profissional. Em sua primeira vez, o estudo foi aplicado para o conjunto de estudantes que concluíram os cursos Técnicos em Administração e Secretariado integrados ao Ensino Médio no ano de 2018 no IFB Campus São Sebastião.

Em 2020, foi realizada uma nova rodada com um conjunto de estudantes que concluíram os cursos técnicos subsequentes em Secretariado e Secretaria Escolar em 2019 no mesmo campus.

Em 2021, foi criada uma Comissão de Desenvolvimento de Metodologia de Avaliação de Egressos, responsável pelo apoio à coordenação da pesquisa com membros de diversas unidades, em conformidade com a Política de Acompanhamento de Egressos (PAEG).

Em 2022 o projeto cresceu. Foi formada uma equipe de estudantes bolsistas e voluntários que participaram da busca ativa pelos egressos na aplicação dos formulários.

Neste ano, a pesquisa continua. Desta vez, a pesquisa conta com bolsistas da fábrica de ideias inovadoras (FABIN) dos cursos superiores de Licenciatura em Letras-Espanhol (IFB Campus Ceilândia) e Tecnologia em Sistemas para a Internet (IFB Campus Brasília) e do  curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Educacionais integrado ao Ensino Médio.

Neste primeiro momento, será realizada a atualização dos dados dos formandos de 2023, via formulário eletrônico, para que futuramente seja facilitado o contato com esses estudantes. Se você se graduou no 1º semestre ou se gradua no 2º semestre deste ano, pode preencher. A pesquisa abrange estudantes do curso técnico integrado ao Ensino Médio, técnico subsequente e da graduação de todos os campi do IFB.

Para esclarecimento de quaisquer dúvidas, entre em contato com os membros deste ano, via rede social: @ifb_ingressandonofuturo.

registrado em: