Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > E-book “Vozes da Internacionalização” destaca o papel da internacionalização na Rede Federal

Criado: Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 17h19 | Publicado: Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 17h19 | Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 17h19 | Acessos: 254

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou o e-book “Vozes da Internacionalização”, uma publicação que agrega valiosas contribuições de diversas instituições, incluindo 2 (duas) significativas participações de estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB). O lançamento ocorreu durante a Sessão Solene da Câmara dos Deputados Federais, em comemoração aos 15 anos da Rede Federal, no dia 7 de dezembro de 2023, evento que contou com a presença de convidados, parlamentares, representações internacionais, servidores(as), estudantes e defensores(as) da Rede Federal.

Esse e-book é o resultado de uma criteriosa seleção de 81 textos entre 190 relatos enviados por membros da Rede Federal, abrangendo técnicos administrativos, docentes, estudantes e egressos. A obra visa ilustrar a diversidade e a riqueza das experiências de internacionalização na educação profissional e tecnológica.

“Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores da Educação Profissional, Científica e Tecnológica” apresenta um mosaico de perspectivas sobre a internacionalização, refletindo sobre seu impacto e significado. A ideia para o livro surgiu durante o encontro do Fórum de Gestores de Relações Internacionais da Rede Federal (Forinter), realizado em Blumenau/SC no primeiro semestre de 2023.

Dentre os muitos relatos enriquecedores, os capítulos escritos por Daniel Rodrigues Fernandes, estudante de Licenciatura em Letras-Espanhol, e Fernando Lopes Alves, do curso de graduação tecnológica em Eventos do IFB, destacam-se. Esses estudantes compartilharam suas experiências pessoais e profissionais em contextos internacionais, evidenciando o impacto dessas vivências em suas jornadas acadêmicas.

e-book, disponível gratuitamente no site da Editora do Instituto Federal Catarinense (IFC), é uma fonte de inspiração e conhecimento, não só para a comunidade do IFB mas para todos interessados no poder transformador da internacionalização na educação. A comunidade do IFB e o público em geral estão convidados a explorar as narrativas disponíveis em “Vozes da Internacionalização”, mergulhando nas histórias de sucesso e descoberta que moldam a educação profissional e tecnológica em um cenário global.

registrado em: