Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > 3º Concurso de Redação: "Qual é o papel da educação na erradicação da violência de gênero?".

Criado: Segunda, 22 de Julho de 2024, 13h22 | Publicado: Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 11h22 | Última atualização em Segunda, 22 de Julho de 2024, 11h57 | Acessos: 4243

A Pró-Reitoria de Ensino reabre as inscrições do 3º Concurso de Redação Multicampi do Instituto Federal de Brasília, a partir do seguinte tema: "Combate à violência de gênero", considerando a reflexão para a seguinte pergunta "Qual é o papel da educação na erradicação da violência de gênero?"

As inscrições seguem até 6 de setembro pelo formulário on-line (clique "aqui>>)

O concurso está dividido em dois níveis de escolaridade:

Ensino Técnico de Nível Médio: Estudantes regularmente matriculados e frequentes nos Cursos de Ensino Médio Integrado, Proeja e Subsequente.

Ensino Superior: Estudantes regularmente matriculados e frequentes nos Cursos de graduação: licenciaturas e bacharelados e de tecnologias; e de pós-graduação.

E aceitará duas categorias de textos:

Em prosa: textos narrativos, tais como contos, fábulas, apólogos, crônicas narrativas; textos dramáticos; textos de caráter argumentativo, tais como ensaios, cartas, crônicas dissertativas.

Em verso: poemas no formato de soneto, ode, elegia, cordel, trovas, cantigas, sátira.

A premiação será realizada por nível de escolaridade e por categoria:

1º lugar – 1 tablet

2º lugar – 1 leitor digital

3º lugar – 1 box de livros

Argumentos

"A data de hoje nos convoca a reflexão sobre cada avanço e conquista das mulheres em nossa sociedade. Indo além, nos chama a reconhecer e valorizar a incansável luta por igualdade de gênero. Chega de desmerecimento, de invisibilização, de diferenças em tratamentos, de violência... Chega de qualquer forma de discriminação. Somos humanos e temos direito de plena igualdade! E, nessa luta, não podemos deixar de destacar a importância do combate à violência de gênero. Afinal, ainda é vertiginosamente alto o número de pessoas que sofre violências de diferentes formas, simplesmente por seu gênero. E, enquanto uma pessoa, por isso, sofrer, a luta não terá sido encerrada. Que a todas as pessoas seja dado o legítimo direito de viver. E de viver em paz", a equipe técnica da Pró-Reitoria de Ensino, organizadora da iniciativa, argumenta na apresentação do Concurso.

Acesse o Edital e a retificação e confira as informações.

registrado em: