Página inicial > Espaço do/a Estudante > Notícias > Curso preparatório para o Enem: 80 vagas para estudantes ou egressos do Ensino Médio

Criado: Sexta, 19 de Abril de 2024, 17h37 | Publicado: Sexta, 19 de Abril de 2024, 17h37 | Última atualização em Segunda, 06 de Mai de 2024, 14h51 | Acessos: 13517

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura do Instituto Federal de Brasília (IFB) torna público o Edital 5/2024, que trata da seleção de estudantes ou egressos do Ensino Médio para frequentarem curso de formação estudantil, com foco na inclusão social, com o objetivo de preparar para os exames de ingresso no Ensino Superior, parceria entre o IFB e o Ministério da Justiça (MJ).

São 80 vagas para o primeiro semestre de 2024, a serem ofertadas pelo Instituto Federal do Brasília (IFB) em dois campi:

• IFB Campus Gama (40 vagas) – aulas nas sextas-feiras, das 14h às 18h e aos sábados, das 8h30 às 12h30.
  • IFB Campus Samambaia (40 vagas) – aulas nas terças-feiras e quintas-feiras, das 14h às 18h.

O estudante selecionado para ingressar no Curso Preparatório para o Enem – Avançar e Vencer com Cidadania receberá uma bolsa de R$ 400,00 (quatrocentos reais) por 12 (doze) horas semanais de estudos, incluindo 8 (oito) horas de aulas presenciais e 4 (quatro) horas de atividades remotas, pelo período de até 8 (oito) meses, a partir do ingresso no curso.

Requisitos para ingresso

• Ser contemplado no sorteio e convocado, conforme a ordem, para matrícula.
  • Comprovar o término do Ensino Médio ou estar cursando o Terceiro Ano do Ensino Médio, de modo a estar apto a prestar exames seletivos para o Ensino Superior no final do ano letivo de 2024.
  • No ato da matrícula, apresentar toda documentação exigida na inscrição.

A inscrição e todas as etapas do processo seletivo serão gratuitas.

As inscrições ocorrerão por meio de Formulário Eletrônico disponível em https://forms.gle/a4GxNM98NqAeYFHg6,  das 8h do dia 22/4/24 às 21h do dia 26/4/2024.

Instruções para a realização da inscrição

• Preencher as informações solicitadas.
  • Escolher o curso e o campus para o qual deseja concorrer à vaga.
  • Postar documentação solicitada para inscrição:
  1. cópia do Histórico escolar original ou Declaração de conclusão informando que tenha cursado o Ensino Médio integralmente em escola pública; em caso de estudante, Declaração informando que o candidato cursou o 1º e o 2º ano e está cursando o 3º ano do Ensino Médio, todos em escola pública (para os que concorrem às vagas de escolas públicas);
  2. cópia de documento de identificação RG ou CPF.
  3. assinalar o TERMO DE COMPROMISSO aceitando o lido e proposto no Edital.

*Para a realização da inscrição, o IFB disponibilizará computador com acesso à internet, nos campi onde serão ofertados os cursos (IFB Campus Gama e IFB Campus Samambaia), das 9h às 20h.

Dúvidas e esclarecimentos serão respondidos por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Acesse o Edital e confira todas as informações.

06/05/2024 - Retificação do Edital: Clique aqui

registrado em: